Bolsonaro em Haia?* (28/11/2019)

O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado, na quarta-feira (27), ao Tribunal Penal Internacional por “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” do Brasil.

A representação foi assinada pelo grupo de juristas coletivo de advocacia em direitos humanos (CADHU) e a comissão de ARNS, associação formada por personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais.

A denúncia diz que Bolsonaro incitou violência contra populações indígenas e tradicionais, enfraqueceu a fiscalização e foi omisso na resposta a crimes ambientais na Amazônia.

O tribunal penal internacional, com sede em Haia, na Holanda, julga indivíduos acusados de crimes contra a humanidade, genocídios, crimes de guerra e de agressão.

A corte internacional de justiça de Haia, foi fundada em 1946 . O primeiro chefe de Estado que deveria ser julgado por crimes de guerra foi Adolf Hitler, depois da segunda guerra mundial, encerrada em 1945. Mas o ditador nazista preferiu o suicídio.

Acredito que a denúncia não vá prosperar, mesmo o órgão dizendo que abrirá consultas para decidir se há base suficiente para iniciar uma investigação contra o presidente brasileiro. De resto, fica o aviso... "E quem avisa amigo é".

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 30/11/2019
Reeditado em 30/06/2023
Código do texto: T6807359
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.