NATAIS DO SUL.VAMOS FAZER O "KUTIÁ ?"


OBS.as imagens  que  aparecem  depois da  cerveja,são imagens  do  google

Três ítens muito singelos,não podem faltar nas mesas natalinas da minha região.
Pode-se dizer sem medo de errar que numa disputa entre panetones , perus e eles ,haverá sempre um empate.
Ítem (I) - CERVEJA CASEIRA

Chamada de "pivo" na língua polonesa (eles  pronunciam  "pêvo") está presente no dia a dia das pessoas,mas parece ter um sabor especial quando preparada por ocasião das festas de fim de ano.
[ As mulheres costumam dizer:"Vou fazer cerveja pro natal! ]
É impressionante a procura por lúpulo e malte nesta época do ano.No estabelecimento em que trabalho,aproveito para "tirar uma casquinha" a cada venda dos produtos.Adoro ver a cara de felicidade nas pessoas (em especial as polonesas)quando relatam seus feitos e as histórias que ocorrem nos bastidores da preparação da bebida.
Assim a cada dia,vou mergulhando mais fundo neste nosso mundinho de pureza e ingenuidade,onde aconchegos fluem com abundância.
Nada me parece mais delicioso e refrescante que um caneco da dita,estupidamente gelado,transbordando em espuma.
O acentuado sabor açucarado não combina muito com o proximo ítem,mas são justamente eles que farão obrigatoriamente o acompanhamento ao caneco de cerveja.
A cada local que se visita ,os dois ítens são servidos e é considerado quase uma desfeita não prova-los .Mais ainda é abster-se em tecer alguns comentários elogiosos à habilidade da dona de casa.
Ítem (II) = CUCAS RECHEADAS E BOLACHAS DE NATAL

Conforme citei acima,é uma combinação um tanto estranha,mas faz parte da tradição dos poloneses e foi criando ramificações.
Hoje é lugar comum entre os brasileiros natos.
As cucas geralmente são deliciosas! Encobertas com espessa camada de farofa de canela ou chocolate,escondem em seus recheios generosas doses de banana,goiabada e uva (ao natural).
As bolachas parecem peças de artesanato dadas à variedade de recortes e decorações que recebem.
Ser presenteado com um pacotinho delas,preso a fitas vermelhas,é de fato um mimo.
Ítem (III) - KUTIÁ

Este,então,é algo de  extraordinário.Trata-se de grãos de trigo ao natural que são cozidos até amolecer.
Na tradição polonesa e ucraniana,é servido com mel,numa simbologia que faz referência ao nascimento de Jesus e prenúncio de um novo ano repleto de alegrias e prosperidade.Neste caso,acrescenta-se canela em rama e sementes de papoula à iguaria.
Como nosso povo gosta de ser criativo,criou-se o "Kutiá à brasileira",onde o mel é substituido por leite condensado e algumas coisinhas básicas são incorporadas ao prato.
Aqui em nosso rancho,adicionamos uvas passas,figo e pêssego em calda,castanhas e umas colheres de RUM,que é pra dar um gostinho picante à coisa.
Pensem numa delícia!
Em síntese é isso:
A parentada reunida,alegria,um monte de gente falando ao mesmo tempo,uma azia coletiva e um bom estoque de ENO para dar uma abrandada.
Caso tiver algum polonês da gema no meio da galera (sempre tem) acompanhar alguma canção natalina é inevitável.
Meu sogro,de saudosa memória,tinha um vozeirão de fazer inveja a Pavaroti e nos brindava com seus cânticos natalinos em polonês.
Hoje rememoramos aquelas alegrias ouvindo as canções que ele entoava.
Selecionei esta especialmente para meus amigos do recanto.
Clic no link para ouvi-la:
https://www.youtube.com/watch?v=4PBkYm-Mpqk&feature=share&fbclid=IwAR3JlcFoHZBa9anmj34LY5-_bHHnl634QeJYBO7q9VuW1RTKMBSVvj2Rv5o


Texto reeditado.Preservados os  comentários  ao  texto  anterior:



83824-mini.jpg?v=1510425161
09/12/2018 18:57 - Maria Augusta da Silva Caliari
Com todas essas iguarias fizeste aumentar o meu apetite em plena 18:54 da tarde, pois ainda há Sol que descamba no horizonte.Uma beleza de página.Ah, cuca e as bolachinhas eu sei fazer aprendi com minha mãe,mas a cerveja e o outro prato não conheço! Um abração e bela semana poeta paranaense especial.Bjs neste coração lindo!
170043-mini.jpg?v=1440475474
05/12/2018 23:29 - Dartagnan Ferraz
Joel, acho que se participasse de um Natal desses empazinaria, não conheço as iguarias mas pela descrição e fotos, deve ser algo gostoso demais, além dessa cerveja caseira, e ainda tem essa música maravilhosa, é algo que fascina, e dá inveja, é outra civilização. Que fantástica linda évtua Região. Abraço
3815-mini.jpg?v=1575382625
05/12/2018 22:37 - SanCardoso
Que delícia de detalhes, amigo! Aqui em Sampa no bairro da Vila Alpina tem a Colônia Polonesa ja comi por lá nas festas as cucas e biscoitos, mas a cerveja artesenal, não. Irei procurar, depois te conto. Parabéns, Joel! Beijos ternos
57640-mini.jpg?v=1574118496
05/12/2018 22:28 - IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
José Luiz Barbosa de Oliveira.De fato estas tradições estendem-se pelos tres Estados dos Sul.As "cucas" gaúchas são muito famosas.Aqui neste texto fiquei circunscrito às pessoas de minha região (Centro Sul do PR) onde as etnias polonesas e ucranianas são predominantes.Grato pela sua visita e pelo sentimento de saudade dos pampas gaúchos onde "os campos são mais verdes//Onde o céu é mais azul",parafraseando uma conhecida canção popular.
196197-mini.jpg?v=1513538611
05/12/2018 22:21 - José Luiz Barbosa de Oliveira
Desculpe. Seu estado é o Paraná, mas tem essas coisas em comum com os outros estados do Sul.
196197-mini.jpg?v=1513538611
05/12/2018 22:19 - José Luiz Barbosa de Oliveira
Delícias do Sul, essas cervejas artesanais e a "cuca". Saudades dessas coisas simples e saborosas de meu estado natal. Parabéns pela bela e ilustrada crônica! O abraço de um gaúcho exilado na Amazônia.
140088-mini.jpg?v=1572047679
05/12/2018 22:17 - Judd Marriott Mendes
Parabéns! Boa noite , simplesmente lindo .... deixo meu carinhoso abraço Visite me qdo puder, obrigado!
51951-mini.jpg?v=1269224964
05/12/2018 22:09 - Cerson Machado
Farta mesa... Parabéns, crônica robusta! Somos todos escritores, só que alguns escrevem, outros não.(José Saramago) Feliz Natal e Ano Novo! Abs