Consciência





Sempre que esperava o elevador ele se perguntava porque não subia pelas escadas ,uma vez que morava no 1° andar.
Na verdade, naquela hora do dia, tendo voltado do trabalho, o cansaço pesava-lhe nas costas como um enorme fardo, não vendo ele a hora de chegar em casa , tomar um banho e relaxar com um bom uísque.
Desquitado há 5 anos, Romeu, um cinqüentão de vida desregrada, morava sozinho num pequeno apartamento perto do centro da cidade. Era o melhor que conseguira, com o salário que ganhava e tendo que dar pensão à ex-mulher e às filhas pequenas.
O elevador chegou com o mesmo rangido de sempre, que ele recebia como as boas vindas da máquina ao guerreiro que volta ao lar.
Mal o elevador começa a se locomover ,pára…Pane na energia elétrica.
E o pior, pára bem no meio,entre o térreo e o 1o andar.
Não que Romeu fosse um homem nervoso, mas ficar preso dentro do elevador só e no escuro, causava-lhe um certo desconforto. É óbvio que teria que esperar, pois, sendo um prédio antigo não tinha interfone e o zelador passava o dia todo bêbado o que significava não existir a menor possibilidade de Romeu se safar dessa situação a não ser que a energia voltasse, e logo...
Entretanto, para relaxar, sentou-se no chão do elevador e o passado resolveu pontuar-lhe todos os fracassos que povoaram sua vida tentando rememorar suas causas. E agora seria a melhor hora, pois estava só e no escuro.Situação que se não lhe causava medo,pelo menos, o levava ao passado do qual seus erros tanto o prejudicaram...
Todas as vezes que tentara fazer isso, normalmente o torpor do uísque o desviara das idéias. E depois, fazia com que no dia seguinte se esquecesse das decisões tomadas na noite anterior.
“O uísque! Isso mesmo. De uns tempos pra cá tenho bebido demais. Ta certo que problemas não me faltam mas isso não justifica beber para tentar contornar os problemas.,ou pelo menos se esquecer temporariamente deles. É isso aí, vou maneirar na bebida e a partir desta semana vou voltar a fazer ginástica na academia.. Já estou parado há muito tempo e ta na hora de fazer a profilaxia do enfarte.
Vê o “seo” Zequinha do 38 ,apagou de repente... Moço e nem fumava...
Taí, outra coisa que eu vou abandonar de vez: o cigarro. Cada cigarro fumado é mais um prego no caixão...
De fato, eu já venho sentindo uma certa falta de ar, até para fazer sexo...Também esse negócio de transar com a mulher do chefe ta me fazendo muito mal.
Vivo tenso! Se eu sumir ela ameaça de me delatar para o chefe. E se ele descobrir? Daí é que a coisa vai ficar preta!
Vou arranjar uma boa mulher e casar.Assim terei uma vida calma e regrada. Chega de mulheres e noites vadias.
E essa luz que não chega ...”
Um tremular de lâmpadas, um piscar de luzes. A energia elétrica voltou!!!
Ah! Graças a Deus!
Agora em casa, relaxado, tomando o seu uisquinho, Romeu acaba ficando feliz ao lembrar do que acontecera no elevador. Foi um momento de reflexões e decisões importantes.
“Foi um aviso! Deus escreve certo por linhas tortas...”
Foi então que com lágrimas nos olhos Romeu jurou solenemente: “A partir de hoje nunca mais vou subir de elevador...”

OS : “ O lobo perde o pelo mas não perde o vício “ ( Ditado Popular )