CENAS COTIDIANAS - O CASAL FELIZ

O casal atravessou a rua abraçados. Sorriam um para o outro. Estavam felizes juntos. Quando chegaram a calçada um morador de rua os abordou:

- Bonito casal.

Eles agradeceram o elogio necessário.

Eu estava parado na calçada em frente o semáforo e como privilegiado observador da cena pensei que o casal deveria ouvir aquilo mais vezes. Realmente formavam um par bonito. Porque as críticas desnecessárias são dispensadas de forma tão corriqueira mas os elogios as vezes necessários não são feitos com a mesma regularidade?

O morador de rua continuou:

- Sabe que eu não vejo problema nenhum com vocês. Acho até bonito. É o amor.

O casal sorriu satisfeito.

- Posso falar com vocês? Não vou ocupar o tempo não e nem vou pedir dinheiro. Só quero conversar.

O casal concordou. Que mal faria dar ouvidos a um solitário morador de rua? Talvez fossem os únicos a dar atenção ao homem naquele dia.

O jovem continuou sua fala:

-Sabe que muita gente também tem preconceito comigo. Me vêem assim com o meu cobertor e falam vai trabalhar vagabundo. Não sabem de nada da minha vida. Eu pergunto: Quem que vai dar emprego pra mim se nem tenho endereço fixo? As vezes sinto fome.

O morador fez seu desabafo e eu entendi seu raciocínio. Por conhecer a dor da rejeição e do preconceito ele tinha desenvolvido empatia. Não julgava o casal homoafetivo por saber o quanto o julgamento alheio dói.

Depois disso o casal se afastou. O jovem feliz por receber a atenção de dois estranhos, o casal feliz por receber um elogio e serem aceitos e eu um simples observador agradecido por ter a chance de ver humanidade onde a maioria só enxerga miséria.

OBS: publicado originalmente no Facebook em 30/08/2019