CENAS COTIDIANAS- CENAS SEM EMPATIA

Com relativa frequencia escrevo sobre escuta ativa ou a falta dela. Eu continuo reparando conversas aleatórias por ai, analisando tudo como exercicio de EMPATIA. As cenas abaixo são parte disso:

CENA 1: Um rapaz conversa sobre planos para o futuro.

PESSOA 1: Em 2020 quero fazer uma tatuagem. (Acho que ele queria compartilhar um projeto). Talvez esperasse ouvir perguntas como: Vai fazer onde? Já escolheu o desenho?, etc.

PESSOA 2: (tirando suas próprias conclusões)... e vai emagrecer, viajar, ganhar na loto... Ele falava em planos concretos, mas o outro entendeu como planejamentos aleatórios. "- Faz que nem fulano planeja um monte de coisas e no fim não realiza nada".

*Pensei pra que fazer esse comentário. Pra que tirar a esperança de alguém?

CENA 2: Ouço a conversa de duas pessoas sobre uma empresa que não cumpriu parte de um combinado.

PESSOA 1: Então a entrega era pra ser feita no inicio do mês, agora talvez só em janeiro. O chato é que nem sei se vão resolver esse problema pacificamente ou se terei que acionar a justiça... (Era um desabafo sobre a expectativa de resolução de um problema. Acho que a pessoa 1 esperava ser consolada e ouvir um encorajamento esperançoso ou conselho).

PESSOA 2: Mas eu sempre falei pra você que essa empresa não prestava. Eu avisei.

*Pensei o outro em vez de aconselhar, faz uma acusação que nesse momento em nada ajuda.

CENA 3: Conversavam sobre a repercussão de uma postagem.

PESSOA 1:..Sim, fulano me pediu explicações sobre aquela imagem. Entendeu que eu queria atingi-lo. Fiquei meio chateado por ele pensar isso de mim. (Acho que o esperado era algo do tipo: “Nossa! Ele não te conhece. Sei que você jamais faria isso”).

PESSOA 2: Mas também você se expõe demais. Pra que mostrar na internet que você estava feliz? Guarde a sua felicidade pra você, ninguém precisa saber. Só tem gente invejosa nesse mundo.

*Pensei a pessoa queria ser consolada em sua chateação, mas em vez disso recebeu uma reprimenda por seu comportamento, julgado pela pessoa 2 como inadequado. De possível vitima passou a algoz.

EM 2020 NÃO SEJA A PESSOA 2

(publicado no Facebook em 01/01/2020).