Corruptível e corruptor* (08/01/2020)

A antecipação do voto não é uma ação democrática e de livre iniciativa, mas, no minimo, temerária. As passeatas, por exemplo, são um atentado ao processo eleitoral. É quando os partidos usam os eleitores como escudos. Essas declarações, disfarçadas de alegria, dar-se-ão pela continuação da vida miúda. A rua deveria ser palco apenas das indignações – Ali, as verdadeiras manifestações. Devíamos nos opor à opressão, não aceitar o favorecimento pessoal. As aparições politicas são patrocinadas pelo poder. Prevalece quem tem uma maior estrutura de campanha. E não é demais lembrar que tudo é financiado com dinheiro público. Nada é de graça numa campanha eleitoral. E nessa guerra, o marketing agiganta os homens... - Para fixar na mente do eleitor um conceito, que sem "a voz rouca da ruas", aparenta-se invencível. E naqueles cartazes espalhados pelos logradouros, a contrapropaganda é a cara do eleitor. Além de prometerem "mundos e fundos", Fake News são produzidas em gabinetes de ódio para semear a discórdia e nos confundir. O plano de governo – Que mesmo técnico, padronizador e uniformizador, - Ainda é uma plataforma de balizamento, mas ninguém parece querer debater propostas. E esse é o pior dos processos eleitorais. A resistência está entregando os pontos. E é sabido que o Estado se relaciona/responde à pressão ou à ausência de pressão social. A propaganda gratuita e os debates midiáticos, além de outras divulgações permitidas, deveriam ser melhor aproveitados, sim; não descaracterizados ao ponto de virarem palcos de chacotas. Como não nos constranger diante de um crime eleitoral? Como ignorar os fatos? Como querer justificar com o “rouba, mas faz”? Essa posições passionais apenas nos diminuem. A política é um construto social. O sufrágio é dever cívico, mesmo que obrigatório. Na relação com a urna, apenas o silêncio. Mas, eu já me disse em quem votar. Antecipei-me as previsões. Fiz votos de uma mentira... - Anulei-me. Nós sabemos quem são os maus candidatos. Porém, o quanto somos independentes? A paixão devia ser abolida e apenas a razão permitida. Escuto falar que o voto é consequência, mas, antes, é consciência. É esperança, não uma espera. É uma causa, é uma luta. É cobrar de si mesmo e de todos. A compra do voto ainda é prática vicejante porque vendemo-nos a nós mesmos. Não há inocentes na política... - “Receba que esse dinheiro é seu”. Não! Denuncie! Você está alimentando a corrupção! E corruptíveis e corruptores não podem agir livremente. “Métodos vis podem nos conduzir ao poder; mas, não à glória!”. O processo é que está podre.- “Santinhos” em profusão revoam à esquina numa inusitada confluência de legendas. Na varrição costumeira de cada manhã, o destino é a lata do lixo.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 09/01/2020
Reeditado em 31/08/2020
Código do texto: T6837517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.