O choro que quase ninguém ouve

Há alguns meses uma notícia intrigante chamou atenção do mundo e viralizou rapidamente : em uma pequena cidade americana ,a polícia local foi acionada porque um choro em alto tom se foi ouvido em uma residência. Para surpresa dos policiais ,ali se encontrava um casal de idoso chorando copiosamente .Ao serem indagados o porquê do choro , disseram que era por solidão. A pequena cidade em que moravam estava quase deserta ,seus habitantes ,vizinhos haviam viajado de férias. Os policiais se sensibilizaram com a situação e se disponibilizaram a lhes fazer companhia por algumas horas, prepararam-lhes uma refeição para tentar amenizar aquela dor dilacerante que sentiam naquele momento.

Essa notícia me fez refletir sobre algo muito sério e pouco comentado: a situação dos idosos na sociedade. Esse casal da notícia teve a ousadia ,a coragem de colocar para fora o grito preso na garganta, teve coragem de expor sua fragilidade , embora pudesse receber os mais duros julgamentos. Fiquei imaginando a quantidade de idosos que não tem coragem de ter a mesma atitude. Em todos os lugares do mundo ,seja nas mais badaladas metrópoles,seja nos rincões do interior sempre haverá um idoso em situação de abandono. Em todas as classes sociais sempre haverá alguém vivendo a dura solidão. Os motivos são os mais variados possíveis: a perda do cônjuge, a falta de disponibilidade dos filhos em lhes fazer companhia, a falta de recursos financeiros para contratação de cuidadores, opção do não matrimônio, esterilidade ,ou talvez a escolha pelo isolamento, dependência química etc. Eles estão mais perto de nós do que imaginamos, basta um olhar: pais, avós,sógros,tios,irmãos, vizinhos, parentes.

Imagina se os travesseiros de muitos asilos ,clínicas ,casebres, mansões falassem ,de quantas vezes foram encharcados por aqueles que sufocam o choro na garganta. Como chorar alto se sempre foram eles quem enxugaram lágrimas? Como gritar se sempre eram quem trazia calma em situação de desespero? Como pedir colo se foram eles que carregaram tantos por tanto tempo? Como desmoronar se sempre foram o esteio da família? Como mostrar fraqueza se sempre eram vistos como heróis, guerreiros por muitos. Ah choro alto nessa altura da vida parece_ lhes algo vergonhoso e inconveniente!

Mas a verdade é que a alma não envelhece simultaneamente ao envelhecimento do corpo. Eis a questão:

Os olhos já não enxergam as imagens com tanta nitidez, mas nunca perdem o encanto de apreciar a beleza do desabrochar de uma flor, os olhos brilhantes de uma criança. A percepção de situações sutis , que passa desapercebido a quase todos os olhares só aguça com o tempo.

Os ouvidos já não captam os sons com a mesma clareza, porém alguns ruídos passam a ter um significado surreal : o canto dos pássaros, o barulho da chuva no telhado, a voz do neto...A possibilidade de ouvir multidão de palavras em um olhar, em um gesto passa existir com o tempo.

O poder de raciocínio parece comprometido , porém a capacidade de prever frustrações, antecipar a possibilidade de decepção se multiplica. O discernimento entre o que parece ser e o que é de verdade é inacreditável. Parece sentir cheiro de hipocrisia, mentiras.É que se viram obrigados a conviver e conhecê-las de perto ao longo da vida.

A memória parece mais lenta, porém as memórias mais incríveis e emocionantes estão no inconsciente de quem já viveu muito e intensamente.

A voz parece fraca e cansada , porém as palavras mais sábias e encantadoras saem da boca de pessoas de idade avançada. A necessidade de se calar ,apenas ouvir e observar em algumas situações são características quase sempre de quem muito viveu.

A disponibilidade para um relacionamento afetivo , sexual parece não existir em muitos casos, porém a possibilidade de apaixonar loucamente existe. Nunca se é velho demais para desejar um abraço, um olhar nos olhos ,um aperto de mão,um sussurrar no ouvido.

A beleza física que se esvai com a passagem do tempo ,só se acentua interiormente. Sabe aquela beleza imperceptível, revelada através de atitudes altruístas,sensatas? Só se vê depois de anos de amadurecimento.

Admiro demais a criança, o jovem o adulto em evolução

Mas nunca encontrei nada que me trouxesse maior respeito e admiração

Que a sabedoria e companhia de um ancião..

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 03/02/2020
Código do texto: T6857476
Classificação de conteúdo: seguro