Nossa vida são como rios

Neste bimestre , trabalhando com meus alunos em Geografia sobre rios e relevos brasileiros , alguns detalhes e características dos mesmos me chamaram atenção. Percebi que é possível uma associação entre as características dos rios com as da vida humana.

Os rios sempre tem suas nascentes em lugares altos , assim também é o nascimento de uma pessoa, um momento de muita expectativa, comemoração e emoção em alto nível. Quase sempre os rios apresentam um fluxo de água pequeno próximo às nascentes ,esse fluxo tende a aumentar com a descarga de água de afluentes e das chuvas. Assim também são nossas vidas, vamos crescendo simultaneamente em forma física e em aprendizado e experiências. Essa bagagem e riqueza em conhecimento ,que adquirimos ao longo da vida, quase sempre são adquiridas à partir de nossas relações interpessoais, que são os afluentes ( rios que deságuam em outro).

Nenhum relevo ,por onde passa um rio, permanece intacto, todos eles sofrem alterações e tem sua paisagem modificada, um rio sempre deixa erosão por onde corre. Assim também são nossas vidas, por onde passamos sempre deixamos marcas nos corações das pessoas com as quais relacionamos. Essas marcas podem ser positivas ou negativas . Devemos ter muito cuidado com nossas atitudes ,pois as impressões que elas deixam nunca são nulas, mas de forte impacto a todos quantos nos rodeiam.

Em alguns momentos os rios atravessam planaltos ,e quando isso acontece são formadas as cachoeiras. E os rios que correm sobre os planaltos tem um alto potencial hidrelétrico , são usados como fonte de energia. Assim também são alguns momentos de nossas vidas: sucesso em tudo que fazemos, alegrias , emoções ,somos admirados ,amados, assim como as belas cachoeiras. São desses momentos que extraímos energia e força para vencer os momentos ruins e difíceis ,pelos quais atravessamos.

Mas os rios não atravessam apenas planaltos , atravessam também as planícies e quase sempre tem curvas sinuosas, porém os rios que atravessam planícies não são inutilizáveis ,eles são usados para transporte de pessoas e mercadoria e para abastecimento. Assim também são alguns momentos de nossas vidas : complicados, difíceis, que nos causam dor , desespero, expectativas e auto estima baixas. Mas nesses momentos Deus pode usar nosso testemunho de vida para abastecer outros de esperança e fé , transportar pessoas a um lugar melhor.

Muitos rios tem sido envenados pela emissão de produtos químicos usados na agricultura, muitos situações cotidianas também querem envenenar nossos corações com sentimentos tóxicos como ódio, rancor, tristeza, frustrações, medos. Alguns rios tem tido a sua proteção devastada: a derrubada da mata ciliar.Muitos de nós também estamos tendo a nossa proteção ameaçada ,querem derrubar a nossa fé ,nossa família . Muitos rios são entulhados de resíduos, terras provenientes de erosões e tem sua água comprometida se tornando rasos , não mais tendo capacidade de abrigar a mesma quantidade de seres viventes que antes abrigavam. Essa sociedade moderna e líquida quer também nos entulhar com excesso de trabalho, pensamentos , ansiedades, consumismo ,nos tornando superficiais e vazios de sentimentos altruístas e nobres.

O mais importante é todos os rios deságuam em outro rio ou oceano. Assim também são nossas vidas, corremos um pequeno curso e desaguaremos certamente no oceano amplo e pleno : a eternidade.

Se a vida é como um rio ,ria sempre , mesmo quando tudo ruir como dizia Rui:.

“ Se querer é poder querer é vencer

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 03/02/2020
Código do texto: T6857481
Classificação de conteúdo: seguro