SALIPAS 2009 A2019

Alguns acontecimentos são aguardados com muita expectativa como, por exemplo, a Copa do Mundo, o Carnaval, a Páscoa e o Natal pela igreja cristã e as Feiras Literárias, pelos escritores e amantes da literatura. Elas representam manifestações culturais ligadas a leituras, a música, a dança, etc. Essa é a grande oportunidade de poetas, contistas, cronistas, escritores trocarem ideais e divulgarem suas obras. Nesses eventos sempre estão presentes um escritor renomado, que vem deixar sua experiência e incentivar aos jovens e veteranos que se dedicam a essa arte. É também o momento de divulgação e exposição de livros, que ficam disponíveis em estandes ou são apresentados ou reapresentados nas oficinas, que acontecem dentro desse espaço.

Parnaíba teve seu primeiro Salão do Livro, SALIPA no ano de 2009, homenageando o piauiense nascido na Vila de São João da Parnaíba, Ovídio Saraiva e para abrir o evento, que aconteceu no Porto das Barcas, veio de Porto Alegre Moacyr Scliar que ministrou excelente palestra. Trocamos livros e essa relação de amizade, se estendeu por e-mail, fazendo comentários de meus textos. Ao escrever o meu quarto livro, intitulado Lero Lero, ele se fez presente na contra capa, após autorização da família, uma vez que faleceu antes da publicação.

Com o mesmo sucesso do primeiro salão de livros aconteceu o II SALIPA em agosto de 2010 também no Porto das Barcas, que rendeu tributo a Humberto de Campos e trazendo o poeta Salgado Maranhão para abrilhantar o evento. Tive o privilégio de ser mediadora em sua palestra, juntamente com a imortal Maria do Amparo Coelho dos Santos, ocupante da cadeira de número doze da APAL.

De 01 a 04 de setembro de 2011, aconteceu o III SALIPA, destacando o escritor Renato Castelo Branco e trazendo o romancista e jornalista Ignácio Loyola, para contar suas experiências literárias. Tive a oportunidade de dialogar com ele, o que me deu muita satisfação. Nas oficinas que aconteceram nesse evento, apresentei os escritores que relançaram suas obras: Cineas Santos, Pétalas uma antologia de bolos, Breno Ponte de Brito, Broad Side e André Gonçalves, Coisas de Amor largada na noite.

O ano de 2012 deixou uma grande lacuna cultural ficamos sem essa feira literária, mas a quarta edição aconteceu em 2013, o IV SALIPA destacando o jurista Evandro Lins do Rego e trazendo para essa festividade o contista e poeta Zuenir Ventura.

Em novembro de 2014, mais precisamente entre os dias 12 a 15 de novembro, também no Porto das Barcas, como todas as anteriores, ocorreu o V SALIPA, apenas a feira de livro ficou na Ponte Simplício Dias para dar mais divulgação e popularidade ao acontecimento. O homenageado foi o escritor Assis Brasil, que proferiu excelente palestra e outros intelectuais vieram somar a essa festa. como Alice Cruz de São Paulo, Sonia Rodrigues e Mario Magalhães, do Rio de Janeiro e de Curitiba, Cristovão Tezza. Nesse evento a professora da Universidade Federal, Campus Petrônio Portela, Graça Targino, relançou a última de suas obras e eu apresentei a escritora na oficina. O humorista João Cláudio deu sua palhinha no evento e sua filha a escritora Clara Mello também enriqueceu esse encontro.

A VI edição do Salão do Livro da Parnaíba, aconteceu, como de praxe, no Porto das Barcas de 11 a 14 de novembro de 2015 homenageando o poeta Leonardo de Castelo Branco e no bate-papo literário tivemos a presença da sexóloga Lauro Muller. Gabriel Pensador cantou e encantou na parte musical. Registrei, pessoalmente, todos esses eventos, ora participando, ora como expectadora.

Ficamos sem feira literária de 2015 a 2018. Felizmente, ela reaparece em 2019 em sua sétima edição, VII SALIPA, sob a coordenação do incansável professor Wellington Soares, que em todas as outras feiras esteve à frente com seu dinamismo e competência, garantindo o sucesso. Desta vez, aconteceu de 28 de novembro a 01 de dezembro na Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso, parceira desse movimento. Marcelo Rubens Paiva autor do clássico Feliz Ano Velho ministrou palestra na abertura e outros intelectuais renomados tiveram participação. O escritor parnaibano Gláucio Ciarline falou sobre a Safra dos Autores Parnaibanos, no terceiro dia do SALIPA, e eu tive a satisfação de apresentá-lo ao seleto público presente. O economista, escritor Antônio de Pádua Franco Ramos foi o homenageado do sétimo salão do livro. Justa congratulação ao ocupante da cadeira 30, da Academia parnaibana de Letras – APAL, que nos deixou em 02 de abril, do corrente ano, deixando saudades.

Esperamos que no próximo ano,.2020, tenhamos mais um encontro literário, que é de grande relevância, por dá oportunidade a todos revelarem seus talentos e ter acesso aos livros com preços mais acessíveis além de criar um espaço livre de aproximação entre escritores e leitores.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 11/02/2020
Código do texto: T6863247
Classificação de conteúdo: seguro