PARNAÍBA - CIDADE QUE VI ONTEM E VEJO HOJE

Quando vim ao mundo, a cidade de Parnaíba era governada pelo Prefeito João Orlando de Moraes Correia. Ele residia na Rua Grande, atualmente Avenida Presidente Vargas num casarão de esquina hoje descaracterizado (prédio onde funciona as Óticas Brasileiras). Desde criança frequentava essa casa por ser amiga de suas filhas e me chamava atenção uma placa afixada na parede externa com os dizeres “Aqui se hospedou Getúlio Vargas”. Essa visita do Presidente da República (1950) se deu em virtude de ter Parnaíba na época, grande importância econômica somado ao fato do prefeito pertencer ao PTB Partido dos Trabalhadores Brasileiro, criado por Getúlio Vargas. Veio também nessa comitiva importante figuras do mundo político como Café Filho, João Goulart, Marechal Castelo Branco dentre outros.

Cresci admirando os antigos casarões da Avenida Presidente Vargas e lamentando profundamente a destruição de relevantes arquiteturas que contam a história da rica Parnaíba, que foi o principal centro exportador do Piauí, principalmente da cera de carnaúba, babaçu, algodão, couro, dentre outros produtos.

Quase em frente a residência do Prefeito João Orlando via-se um belíssimo prédio com portas e janelões rebuscados e grades de ferro desenhadas, todo de assoalho onde funcionava o melhor clube da cidade: o Cassino 24 de Janeiro. O clube recebia esse nome porque foi fundado nessa data, no ano de 1925, também em homenagem a proclamação da independência em Oeiras que aconteceu em 24 de janeiro de 1923. Esse espaço era frequentado pela alta sociedade parnaibana que exibia luxo e glamour. Ainda quando criança participei de animadas festas infantis porque na minha adolescência o clube já não mais existia. Outros espaços de entretenimento surgiram na cidade, mas todos muito longe de substituí-lo como: o Clube da Associação do Banco do Brasil – AABB, o Igara Clube e o Country Clube. Mas eu vi, o luxo a imponência do Cassino 24 de Janeiro assim como vi também sua demolição no ano de 1970. No local foi construído o prédio de arquitetura moderna para funcionar a TELEMAR, empresa concessionaria de telefonia.

A Casa de Simplício Dias também nessa mesma avenida foi construída em 1758. Pertencia ao maior industrial de charque do Piauí, que denominou a vida política e econômica da então Vila de São João da Parnaíba. Foi tombada como patrimônio histórico pela fundação cultural do Piauí em 2008. Em 2012 restaurada pelo IPHAN e hoje no local está o Museu Simplício Dias.

A fachada da Casa Inglesa, com toda sua imponência, combinava com o perfil de Parnaíba daquela época. Recebeu esse nome porque o inglês Paulo Roberto Singlehurst se estabeleceu no Brasil em 1849 sendo seu aprendiz o jovem James Frederick Clark que em 1869 chegava a Parnaíba, a princípio como sócio de Paulo Inglês e depois passou a ser dono único da empresa. Foi ele que introduziu a cera de carnaúba no cenário internacional. O estilo arquitetônico do prédio da Casa Inglesa expressa o auge que chegou o poderio econômico da cidade. Ela permanece intacta, ainda cartão postal da cidade.

A loja Franklin Veras, uma arquitetura que tinha mais de 150 anos, tombada como patrimônio histórico, ruiu na manhã do dia 13 de abril 2019, em consequência das fortes chuvas. Infelizmente a cidade está perdendo a sua memória.

No final da Avenida Presidente Vargas vê-se o Rio Igaraçu. Até o ano de 1975 a sua travessia para a Ilha Grande de Santa Isabel e outros lugarejos era realizado de canoa. No ano de 1975 o governador Alberto Silva entregou a Parnaíba a ponte que denominou Simplício Dias, com 300 metros de extensão. Tal obra veio favorecer os moradores de Ilha Grande de Santa Isabel, Pedra do Sal e da cidade de Ilha Grande do Piauí, além de representar uma beleza que é retratada em cartão postal da cidade. Eu vi a sua construção e os benefícios que a mesma trouxe. Recentemente ela passou por manutenção, concluída em 2019.

O Monumento da Águia, outro cartão postal de Parnaíba, ficava no final da Avenida Presidente Getúlio Vargas, já próximo ao Rio Igaraçu e foi retirado do local em virtude da construção da ponte e levado para o encontro da Av. São Sebastião, Chagas Rodrigues e Capitão Claro. Esse monumento foi um presente do povo, mecânicos da cidade, para homenagear o então prefeito Ademar Neves (1933). Eu ainda vi o monumento da Águia no Porto das Barcas.

Paralelamente a essa avenida está a Catedral de Nossa Senhor das Graças construída no período de 1770 a 1795 pelo português Domingos Dias da Silva e seu filho Simplício Dias da Silva. Em frente a ela há uma praça que tem seu nome: a Praça da Graça. Lá eu vi a Pérgula, uma fonte de pedras, com água jorrante, tartarugas gigantes, peixes que atraia o olhar das crianças. O coreto onde tocava a banda de música, a charanga, também animava o local frequentado por moças e rapazes. No governo do prefeito João Batista Silva (1977-1983) a praça foi totalmente descaracterizada dando lugar a uma arquitetura moderna causando grande descontentamento da população local.

O melhor cinema também ficava nesse espaço: o Cine Teatro Éden, lá assisti muito filmes com astros renomados Elvis Presley, Grande Otelo, entre outros. Foi o primeiro cinema da cidade e considerado o melhor e mais importante da história cinematográfica da Parnaíba, infelizmente foi desativado no ano de 1979. Com ele concorria o Ritz que era um espaço menos confortável. Vi depois o cinema no Hotel Delta que funcionou por algum tempo. Hoje o Shopping Parnaíba oferece, o Multicine, com as cadeiras acolchoadas, ar condicionado, ao contrário dos dois primeiros que as cadeiras eram de madeiras e o ventilador era a ferramenta para conter o calor. Eu vi de perto a história cinematográfica de Parnaíba nascer, crescer, morrer, renascer e evoluir.

As embarcações, o trem e o avião já foram importantes no cenário econômico e social de Parnaíba. Durante os anos de 1922 a 1982 o trem fez parte do cotidiano do parnaibano que os conduziam para aos municípios de: Bom Princípio, Cocal, Piracuruca, Frecheiras, Deserto, intensificando seu uso no mês de julho com destino a praia de Amarração, hoje denominada Luís Correia. Eu usufruí dessas viagens.

Vi o aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho ser inaugurado em 19 de outubro de 1971. Estava presente na grande festividade. Várias empresas aéreas operavam regularmente: Vasp, Varig, Cruzeiro, Rio Sul, Nordeste, Transbrasil, Paraense, Taba. A Oceanair no ano de 2000 tinha voos regulares. Em 2016 havia voos comerciais as sextas e domingos das Azuis linhas Áreas ligando Recife a Teresina. Tive o prazer de embarcar em Parnaíba com destino a Fortaleza e Teresina. Hoje contamos com um único voo da Azul Linhas Aéreas vindo de São Paulo para Parnaíba somente aos sábados com previsão de chegada as 12h35 e retorna para São Paulo às 15h05 fazendo escala em Teresina.

As grandes embarcações utilizadas no início do século XX eram principalmente para a exportação de cera de carnaúba e babaçu. Tinham destino Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Elas permaneceram até a década de 1940 quando o mercado internacional entrou em crise e consequentemente o Porto das Barcas em declínio. Vi esse espaço apenas com pequenas embarcações fazendo passeio para o Delta do Parnaíba e as frequentes canoas que navegavam o rio Igaraçu antes da ponte Simplício Dias.

Na minha juventude as instituições de ensino eram várias e todas elas ofereciam boa qualidade tanto as públicas como as privadas. Das privadas duas se destacavam: O Colégio Nossa Senhora das Graças e o Ginásio São Luiz Gonzaga. No primeiro estudei dos 06 aos 18 anos de idade. Era uma escola rígida desde o uniforme que teria que ser rigorosamente bem cuidado. Além de transmitir conhecimentos preparava o estudante também para a vida. Tínhamos aulas de artes manuais, cântico orfeônico, inglês, francês e educação religiosa. Foi fundado em 20 abril de 1907 e permanece oferecendo um ensino de alta qualidade, renovando e ampliando seus serviços e espaços físicos para melhor atender ao cliente. Já o Ginásio São Luiz Gonzaga foi inaugurado em 1937 e por ele passaram vários intelectuais renomados. A partir de 1997 trocou de nome para Colégio Diocesano por iniciativa do bispo Dom Rufino do Rego. Em relação as escolas públicas muitas se destacavam na cidade como o Ginásio Parnaibano e a Escola Normal Francisco Correia. Hoje muitas instituições de ensino se proliferaram principalmente no setor privado como: Colégio Dez, Colégio Visão, Unidade Escolar Alcenor Candeira, Escola Crescer, Escola Arco Iris entre outras. Eu vi crescer a história educacional parnaibana.

Vi nascer, ainda, o ensino superior em Parnaíba. Antes os filhos de pais que tinham recursos eram encaminhados para as universidades de Fortaleza, Salvador, Recife, etc. para uma formação profissional. No Almanaque da Parnaíba 2018 relatei essa história e transcrevo para esse artigo:

“Tudo começou com o Curso de Administração cuja autorização de funcionamento foi dada pelos pareceres de número 57 e 900 de 07 de fevereiro de 1969 e 16 de dezembro de 1970, do Conselho Federal de Educação. A Faculdade de Administração foi instalada em 03 de março de 1969, tendo como mantenedora a Fundação Educação de Parnaíba fundada em 13 de março de 1969 e somente foi incorporada a Universidade Federal do Piauí em 01 de março de 1971, com o nome de Campus Ministro Reis Velloso tendo como desafio a criação de outros cursos superiores. A princípio foi instalada em espaço cedido no prédio do antigo Ginásio São Luíz Gonzaga e somente começou a funcionar em local próprio em 06 de setembro de 1975, na Avenida São Sebastião, obra iniciada em 11 de outubro de 1971 e concluída de fato em 1978 possibilitando assim abrigar novos cursos superiores. Em 1976 os Cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis e em 1984 o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Magistério passaram a fazer parte do Campus Ministro Reis Velloso.

Aos poucos o Campus de Parnaíba foi se estruturando. Em março de 1977 foram criados pelo Ato da Reitoria nº 050/1977 os Departamentos de Ciências da Administração e Informática, de Ciências Sociais da Educação e Desporto, de Ciências Contábeis e Jurídicas e Ciências Econômicas e Quantitativas. Nesse mesmo ano passou a ofertar cursos de especialização nas áreas de Matemática, Administração de Pequenas e Médias Empresas e de Administração de Organizações Educacionais através da Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação. Outras especializações se proliferaram contemplando diversas áreas.”

Depois de 17 anos, em 2001, o Campus Ministro Reis Velloso ganhou o curso graduação em Teologia, parceria com a Diocese de Parnaíba. E cinco anos depois em 2006, no projeto de expansão o Campus Ministro Reis Velloso ofereceu a comunidade estudantil mais sete cursos superiores: Biomedicina, Turismo, Fisioterapia, Engenharia de Pesca, Psicologia, Biologia e Matemática. Isso implicou na ampliação da estrutura do Campus para abrigar adequadamente as novas graduações e a partir desse momento ficou notório o crescimento célere dessa instituição de ensino superior não só em infraestrutura, mas principalmente no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Inclusive seis pós-graduações nas áreas de Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Saúde da Família, Psicologia, Artes e Patrimônio e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFAT (2018) estão sendo realizadas. Em breve teremos outras nas áreas de fisioterapia e educação.

O grande sonho dos parnaibanos em ter na cidade o Curso de Medicina foi concretizado em 2014. Esse foi um momento histórico e representa para a cidade uma melhoria da saúde municipal beneficiando também localidades vizinhas. Com a implantação desse curso, Parnaíba foi intitulada definitivamente como cidade universitária. Coube a árdua missão de sua implantação ao Professor Dr. José Ivo Pedrosa, o parnaibano, médico em saúde coletiva, que deixou sua cidade natal para estudar medicina e retornou a Capital do Delta para enfrentar esse desafio o que vem realizando com muito êxito.

A aula inaugural do Curso de Medicina realizada no dia 19 de setembro de 2014 marcou a abertura do Curso, oferecendo 40 vagas para iniciar o período letivo 2014.2. A princípio suas atividades acadêmicas e administrativas funcionaram no anexo do Curso de Medicina, na Avenida Capitão Claro, no antigo prédio do Pronto Socorro de Parnaíba, após reformas e ampliações. A partir do corrente ano de 2018 o curso passou a funcionar no próprio Campus Ministro Reis Velloso, na Avenida São Sebastião, após a conclusão de novas instalações no referido local. O novo prédio que se destina ao curso de medicina conta com uma estrutura moderna com 7.400 m² de área construída, distribuídas em cinco pavimentos contando com 30 salas de aula, 48 laboratórios, dois auditórios com 180 lugares, além de salas de professores, áreas de exposição e outros espaços.

Atualmente (2018) o curso possui 188 alunos matriculados e conta com 54 docentes efetivos. Oferta 80 vagas anuais sendo 40 por semestre. Segundo o Professor Dr. José Ivo, coordenador do Curso de Medicina, a referida graduação já está entrando na fase do internato médico que é o estágio curricular obrigatório correspondente aos dois últimos anos de medicina onde os alunos passam a desenvolver atividades eminentemente práticas, sendo somente 20% teóricas, desenvolvidos na rede de saúde da cidade de Parnaíba como em outros municípios que compõem a planície litorânea. O Ministério da Educação e Cultura – MEC disponibilizou preceptores, profissionais de serviço que irão acompanhar esses alunos com a orientação dos professores. Enfatiza ainda o coordenador que apesar do curso estar na fase de implantação, tem se desenvolvido satisfatoriamente cumprindo o papel social da Universidade na relação com a comunidade.

Para contentamento dos que fazem o CMRV, o Curso de Medicina dessa instituição de Ensino Superior foi bem-sucedido na Avaliação Nacional dos Estudantes de Medicina – ANASEM, atingindo média 101.9 sendo a maior que as notas gerais do Brasil que devem obter as pontuações de 80 e 120 pontos. A ANASEM tem como objetivo avaliar as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de Medicina em todo o país.

Em relação ainda a área de saúde é importante mencionar importantes trabalhos desenvolvidos pelo o Grupo de Pesquisa de Genética Humana e Médica (GenMed) que contribui com diversas pesquisas voltadas as alteraçõs genéticas, Laboratório de Mapeamento e plasticidade cerebral e controle motor (LAMPLACE) que visa investigar e entender os mecanismos cerebrais envolvidos no processo de integração sensorial e controle motor, o Laboratório de Mapeamento cerebral e funcionamento (LAMCEF) que tem como linhas de pesquisa a facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e EEG, o Laboratório de Fisiofarmacologia Experimental (LAFEX), especializado no estudo de doenças do trato digestório, trato gastrointestinal, doenças desenvolvidas por várias drogas, úlceras gástrica e doenças diarreicas.

Os serviços escola de Fisioterapia e de Psicologia oferecem atendimentos gratuitos a comunidade mediante um prévio agendamento. Entre esses serviços estão a Reeducação Postural, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Traumato-ortepedia, Uro-gineco obstetrícia, Fisioterapia Neurofuncional e Terapia Manual. Já o serviço de Psicologia oferece Avaliação Psicológica, Atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos, Atendimento Grupal e Terapia Familiar. O serviço odontológico gratuito incluindo atendimento clínico e radiográfico, periodontia, restauração e cirurgia oferecido por esta instituição de ensino superior se restringe a comunidade universitária aluno, servidores e dependentes.

Fora da área de saúde existe ainda no CMRV o Laboratório de Neurofísica (LANF) que desenvolve pesquisas com aplicações físicas na área de tecnologia da informação, fisioterapia e biotecnologia com ênfase principal em Neurofísica e robótica e Escola de Robótica. Além disso, dispõe de um anexo de Piscicultura que desenvolve projetos de melhoramento genético de tambaqui, projeto de cultivo de camarões de água doce, tilápia, pacamã, pirarucu, carpa comum e carpa espelho, peixes ornamentais, cultivo de microalgas e zooplâncton/organismos aquáticos, incluindo alunos do curso de Engenharia de Pesca e professores da área. Esse é um trabalho importante porque integra a Academia com a comunidade, desenvolvendo também projetos de profissionalização, na perspectiva Agroecologia e da Agricultura familiar para jovens pescadores evitando dessa forma a migração desses nativos para outras regiões do país.

Outro grande passo marcante na história da educação superior da Princesa do Igaraçu foi o desmembramento do Campus de Parnaíba, da Universidade Federal do Piauí, luta essa que vinha desde o ano de 2004, quando o então Senador Francisco Moraes Sousa, o atual Prefeito de Parnaíba (2018) apresentou no Senado um projeto de lei para a criação da Universidade Federal do Delta matéria que foi arquivada por inconstitucionalidade visto que novas despesas não poderiam ser assumidas. Mas, a chama ficou acesa e finalmente esse sonho se concretizada no dia 20 de março de 2018 quando a Câmara Federal aprovou o Projeto Lei 5272/2016 de sua criação, sancionado pelo Presidente Michel Temer, em 12 de abril de 2018. Para o desmembramento de fato que deverá acontecer mais ou menos dentro de dois anos o Campus vem trabalhando a todo o vapor, organizando a parte administrativa, orçamentária, estatutos e procurando atender as exigências do Ministério da Educação para depois criar novos cursos. Estão na pauta implantação dos cursos de Música, Engenharia Civil, Enfermagem, Educação Física e Jornalismo.

Nessa árdua luta não podemos deixar de mencionar pessoas como o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Doutor Arimatéia Dantas Lopes deputado federal Paes Landim que muito contribui com emendas parlamentares e abriu caminho para que o projeto de criação da UFDPAR chegasse às mãos do Ministro da Educação, que na época era Cid Ferreira Gomes, representado depois ao seu substituto Aloísio Mercadante. Também trabalhou na defesa desse projeto a ex – presidente Dilma Roussef que antes de ser cassada criou 05 universidades, incluindo a Universidade Federal do Delta do Parnaíba e de outros parlamentares e parceiros como a Prefeitura Municipal de Parnaíba que colaborou com a infraestrutura desse Campus como, por exemplo, permitindo a instalação do Laboratório de Análises Clínicas do Curso de Biomedicina (doação da Rua Marc Jacob) e de terreno (Lei Municipal nº 2.988 de 24.04.2015) para a expansão do CMRV, construção do Centro de Educação Infantil e biblioteca que se encontra em fase final de construção (2018) e irá servir para o curso de pedagogia e psicologia atendendo a 300 crianças com idade para cursar o ensino fundamental menor e creche. Ainda em parceria com a Prefeitura de Parnaíba está sendo concluído (2018) o Laboratório Escola de Biomedicina, localizado na Praça da Graça, no centro da cidade (prédio do antigo INAMPS), que irá prestar um serviço de excelência, atendendo o Sistema Único de Saúde e a população em geral. Oferecerá inclusive a realização de exames que atualmente não são realizados em Parnaíba.

O atual (2018) diretor do CMRV, Diretor Professor Doutor Alex Marinho, é um baluarte nesse cenário dada a sua liderança, vem conseguido quebrar os muros dessa instituição de ensino superior fazendo parcerias, dialogando com colaboradores e fazendo milagres com a limitação de recursos em virtude da grave crise econômica que vivencia o país. Entre seus esforços está o da prestação de serviços a comunidade e melhoria das condições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele incansavelmente se multiplica, conduzindo docentes, técnicos e discentes para essa nova etapa do ensino superior em Parnaíba, Universidade Federal do Delta, UFDPAR.

O Campus Ministro Reis Velloso, está a serviço de 5.102 estudantes, tem 256 professores, 93 técnicos, oferece no Restaurante Universitário – RU, 1.200 almoços diários e 800 jantares e tem um fluxo médio de 2.820 pessoas semanais incluindo aqueles que procuram serviços de fisioterapia, psicologia, palestras, cursos e outras atividades.

Os principais impactos esperados da UFDPAR são: a formação técnico-acadêmica de profissionais que respondam aos desafios propostos pelo desenvolvimento da região; a interiorização da gestão da Universidade; a formação de profissionais que busquem explorar de forma sustentável à biodiversidade da região, com vistas à biotecnologia; a ampliação de novos cursos de graduação; a ampliação das oportunidades de formação qualificada; a redução das assimetrias regionais; a revitalização da região do Baixo Parnaíba e a modificação do excludente modelo de desenvolvimento regional.

A história continua e estarei monitorando todos os passos para atualizar e informar os acontecimentos da UFDPAR. Espero que na próxima Revista da Academia Parnaibana de Letras traga mais notícias promissoras sobre a educação superior de Parnaíba.

A cidade de Parnaíba teve seus altos e baixos. É uma cidade bonita, abençoada pelos seus recursos naturais, rios, lagos e mar. A Praia da Pedra do Sal tem encantos, lendas e ondas para surfar. A cidade é clara, arborizada, de avenidas largas e de povo hospitaleiro. Oferece uma boa gastronomia e confortáveis pousadas e hotéis. Citamos, por exemplo, o Hotel Cívico, Pousada dos Ventos, Hotel Santo Antônio, Hotel Rio Mar,Citi Executvo Hotel, Hotel Nautilus, Delta Park Hotel, Arrey Hotel Beach entre outros. Quanto a gastronomia, a cidade evoluiu bastante. Conta hoje com vários restaurantes sofisticados como o Mangata e o Dom Ladino. O Parnaíba Shopping também é um ponto de atração principalmente pela Praça de Alimentação que está sempre lotada. Ao longo da avenida São Sebastião tem gosto para todos: sanduíches, pizzas, pasteis, espetinhos e churrascos. O Ponto de Encontro e a Praça do Amor ficam nesse logradouro e são locais muito frequentados.

Hoje Parnaíba possui 199 953 habitantes (IBGE/2019) apaixonados pela cidade, mesmo reconhecendo que o setor de saúde vem muito a desejar apesar de possuir um hospital público o Dirceu Arcoverde. E ainda a Maternidade Marques Bastos. a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Santa Edwirges, a Clínica Dr. João Silva Filho, a Prontoclínica e alguns Prontos Socorros Municipais. Mas tudo isso não é suficiente para o tamanho da população que ainda atende as cidades limítrofes.

Parnaíba se tornou um grande centro cultural. A Academia Parnaibana de Letras possui 40 cadeiras ocupadas por intelectuais, que publicam artigos em jornais, blogs, escrevem livros e contribuem para o Almanaque da Parnaíba, a Revista da Academia Parnaibana de Letras. O Sesc Caixeiral é um grande incentivador da cultura, com uma rica biblioteca, programando encontros de poesia, oficinas de leituras e inclusive feiras de livros. Está planejado para julho/2019 a II Corredor Literário em parceria com a Academia Parnaibana de Letras – APÀL e o Piagüi (grupo de jovens que editam um jornal como esse nome). Quem vem a Princesa do Igaraçu, não pode também deixar de visitar o lindo artesanato e os museus. Na rua Pedro II está a tradicional Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba, com lindos trabalhos de palha de carnaúba, sisal, taboa e ainda artesanato em madeira, cerâmica e delicados bordados com acabamento em crochê. O Museu do Trem fica na Esplanada da Estação no centro da cidade onde tem toda a história da estrada de ferro e guarda relíquias dessa época gloriosa. Já o Museus de Artes Visuais “Engenho Cultural São Francisco “está localizado na BR 343 sentido Parnaíba/ Teresina, em frente ao Posto São Raimundo. O museu é de iniciativa particular criado pelo artista plástico e ceramista Jackson Cristiano Lopes. Vale a pena conhecer.

Vários clubes de serviços existem na cidade trabalhando de forma ativa principalmente nesse momento em que as chuvas castigam os moradores de certos bairros. Lions, Rotary e Soamar são exemplos. Nos dias 28 a 30 de abril de 2019, acontecerá importante encontro leonístico tendo sede Parnaíba e Luís Correia, é a XX Convenção do Distrito LA-6 que compreende os estados de Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. Espera-se aproximadamente 500 convencionais, o que significa para as cidades uma grande movimentação financeira e oportunidade de mostrar seu potencial turístico e cultural.

Outros clubes de entretenimento funcionam ativamente: Clube das Ladies, das Bancárias, do Talento, são exemplos. O Clube das Ladies foi fundado no dia 27 de setembro 1966, sua primeira reunião oficial aconteceu no dia 05 de outubro daquele ano. É formado por senhoras da sociedade e sua finalidade é o lazer apesar de esporadicamente prestar serviços a comunidade oferecendo cestas básicas, enxoval de bebê, cadeira de rodas, quando solicitado. Todo final de ano festeja o Natal com os velhinhos carentes entregando cestas básicas. Impreterivelmente suas associadas reúnem-se as quartas – feiras no horário de 18h00. Às vezes a reunião é agraciada com jantar, outras com lanches, mas sempre dentro de um clima descontraído e feliz. Em setembro de 2019 fará 53 anos de existência ininterrupta. As funcionárias do Banco do Brasil aposentadas também criaram um clube que funciona desde dezembro de 1999. Clube das Bancarias de Férias para Sempre – BANFERSEM. Fará, portanto, no final do corrente ano 20 anos de existência. Sua finalidade também é a diversão.

Para finalizar quero deixar claro que essa matéria não tem cunho histórico e nem científico, trata-se apenas de um relato da minha querida cidade vista aos meus olhos, que vi crescer, cair, levantar e promete muito para o futuro.

Lamentamos a perda dos casarões da cidade que faziam parte de patrimônio histórico, da ausência de linhas aéreas permanentes e clamamos por melhoras no setor saúde. Cheia de esperanças espero em breve fazer uma nova matéria falando de uma Parnaíba ainda melhor.

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”. Roberto Shinyashiki

REFERÊNCIAS:

BRITO, M D PONTE, ALMANAQUE da Parnaíba. Campus Ministro Reis Velloso/ Universidade Federal do Delta. Parnaíba, PI. Sieart,2018

MEMÓRIAS DA FERROVIA PIAUIENSE www.meionorte.com/blogs/josefortes/historia-e-memoria-da-ferrovia-piauiense-na-cidade-de-parnaiba-1916-a-1930-279905 - 24.12.2013

NOTICIA de Patrimônio Histórico de Parnaíba Piauí http://patrimoniohistoricophb2014.blogspot.com 01.12.2014

PARNAÍBA EM NOTA https://www.phbemnota.com/2015- 01.12.2015

PARNAÍBA. https://www.youtube.com/watchv=KMO_ZPRvtgM 09.04.2019

RÁDIO Poo FM. Jorge Alves. http://parnahybaemfoco.blogspot.com/2017/06/colegio-sao-luiz-gonzaga-diocesano.html 10.05.2017

REDE Meio Norte, Youtube. João Junior. https://www.youtube.com/watch?v=KMO_ZPRvtgM

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 19/02/2020
Código do texto: T6870101
Classificação de conteúdo: seguro