MARCHINHA DE UMA NOTA SÓ

Ao brasileiro do século XXI não justifica mais alegar falta de informação. Seria mais coerente admitir o excesso de dissimulação.

Claudinho Chandelli

kafecomleit@hotmail.com

https://aforcadaideia.blogspot.com

facebook.com/Claudinho Chandelli

Se vivêssemos nos anos 1950/60, até que a falta de acesso à informação poderia ser um bom álibi a favor dos posicionamentos políticos desastrosos dos brasileiros. Nos dias atuais, no entanto, tal justificativa já não se encaixa mais.

Ao brasileiro do século XXI já não falta tanta informação. O mais provável é que o problema, hoje, seja o excesso de interesses individuais, sectarismo e dissimulação.

E é nesse contexto de informação abundante e coerência escassa que o atual governo do País e aqueles que dele se beneficiam, vão emplacando suas pautas, enquanto, como num número de mágica, vão distraindo a plateia (digo: manipulando as massas) repetindo, como um vinil arranhado, sempre o mesmo engodo: o combate à corrupção.

E pouco, ou de nada, adianta qualquer tentativa de argumentação.

Basta alguém afirmar, por exemplo, que, apesar das reformas implantadas pelo Governo, até agora, o desemprego continua altíssimo, e a informalidade, aumentado...

E, logo, os defensores do Governo retrucam:

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas o presidente já disse que: “se eu puder dar um filé para um filho meu, eu dou” – e isso é nepotismo.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas ele já quis, mais de uma vez, interferir no Judiciário e até tentou impor o juiz de garantias, mesmo contrariando seu super ministro da Justiça e Segurança, num esforço claro para proteger o filho sob acusação de desvio de dinheiro público e aliança com milicianos.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas, desde a campanha, ele vêm difamando pessoas e contando mentiras, como no caso do kit gay e do manual de bruxaria nas escolas, da caixa preta do BNDES, das ONGs incendiárias na Amazônia, das lavouras de maconha nas universidades públicas, do navio do Greenpeace jogando óleo nas praias brasileiras...

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas, até o momento, o presidente que dizia que ia acabar com o governo ideológico tem dedicado a maior parte do seu tempo e esforços apenas a impor os seus dogmas e de alguns de seus ministros, discriminando governadores nordestinos, “despetizando” o governo, esvaziando conselhos, proibindo a recepção de jornalistas que considera inimigo, impedindo empresa de comunicação de participar de licitação pública, anunciando nomeação de ministro pro STF com base em credo religioso, estudando proibir o uso de jeans no serviço público, definindo cor de roupa de menino e menina, retendo verbas de “Universidades de esquerda”, classificando como energúmeno o patrono da educação brasileira, negando a escravidão, a ditadura militar e os males que ambas causaram, classificando o nazismo como movimento de esquerda, tentando inviabilizar o funcionamento de representações de classe, como sindicatos de trabalhadores, movimento estudantil e OAB, entre outros...

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas durante a campanha, o atual presidente, dizia que os privilégios da classe política, como foro privilegiado e polpudas remunerações, eram o principal problema do País, mas, até o presente, as reformas só atingiram os trabalhadores comuns. Se o principal problema é os privilégios dos políticos por que a primeira reforma enviada ao Congresso (ou pelo menos a segunda) não foi a política?

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Todos teriam que fazer sacrifício pelo Brasil, pra se acabar com a divisão entre brasileiros, Mas os militares das Forças Armadas não entraram na reforma da Previdência, e ainda tiveram seus salários reajustados, mesmo com a lei do congelamento de gastos em vigor.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas as evidências de envolvimento da família presidencial, incluindo o presidente, com o milicianismo tornam sua situação cada dia mais insustentável – até aliados estão tendo dificuldade de defendê-lo.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas a economia, a despeito das reformas, não reage como o Governo prometeu. O PIB não cresceu, o preço dos combustíveis continua alto e o dólar só aumenta.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas a operação lava jato ninguém ouve mais falar e, ao invés de continuá-la e investigar seus excessos (ou crimes), o Governo tem usado a Lei de Segurança Nacional é pra investigar padres católicos e tentar prender seu principal adversário político.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Mas o Governo e seus apoiadores já usaram praticamente todo seu estoque de boatos e sensacionalismo para encobrir a incompetência e os verdadeiros planos (autocráticos) deste, como: culpar o “centrão”, culpar a Rede Globo, culpar o PT, o STF, o Congresso, as ONGs, os institutos de pesquisa, os professores, os alunos, as universidades públicas, Paulo Freire, Greta Thunberg, Leonardo Di Cáprio, a Imprensa em geral, os artistas, a ONU, a Academia de Cinema de Hollywood – e tudo sem prova. Mas não há mais como esconder a incompetência do Governo.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– Todos os testes de resistência/aceitação de uma nova ditadura já foram feitos: Ordem para comemorar o 31 de março, ordem para filmar professores e alunos, várias investidas de mudança da Constituição por decreto presidencial, afago às Forças Armadas com regalias salariais e todos os principais cargos do Governo, ameaças de fechamento do STF com apenas um cabo e um soldado, ameaças de ‘novo’ AI-5, classificação de professores como idiotas úteis e energúmenos, ameaças ao jornalismo investigativo, revisão histórica por meio dos livros didáticos, parafraseamento de discurso da propaganda nazista e, pra fechar, as bananas do presidente para a Imprensa, depois de afirmar que a jornalista (Patrícia Mello) queria “dar o furo” a qualquer preço, e um “f*******” do ministro Heleno para o Congresso.

– MAS NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO.

– “E agora!”, exclamam os patriotas de plantão, “já convocamos para protestar contra o kit gay e os manuais de feitiçaria nas escolas e a caixa preta do BNDES (mas era tudo fake); convocamos para protestar contra o STF, que protegia bandidos (mas, agora, a família presidencial é quem mais recorre à corte para ter sua proteção, e pelos mesmos motivos); convocamos para protestar contra o Congresso, que estava impedindo o presidente de governar (mas foram os presidentes do Congresso, e não a equipe do presidente, que conseguiram costurar e aprovar a reforma da Previdência); professores já foram classificados como idiotas úteis, alunos, como imbecis e os servidores públicos em geral, como parasitas... Agora, vamos convocar para mais manifestações de apoio ao presidente; mas com que pautas?”

– “Ora”, concluem, “saiamos às ruas e gritemos a todo pulmão que NÃO HÁ DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO”.

Segue – no domingo de carnaval – literalmente a marcha!