O café Dona Rita de seu Luiz André

Pelos idos de 1950, Pindoretama ainda não dispunha de transportes para conduzir o povo até a capital cearense, não se falava em ônibus.

Tenho na lembrança o caminhão do Valdo Estevam. Acho que era um Ford, de uma boleia, carroceria de tábua e quatro pneus, inclusive os traseiros tinham a bitola larga.

Na época, nem se pensava em calçamento, e asfalto, nem pensar. Predominava na rua do povoado areia branca, uma vez que Pindoretama trazia e ainda traz clima praiano.

A rota com destino a Fortaleza seguia este roteiro: Pindoretama, Capim de Roça, Preaoca, Coluna, e Br. 116. Saída de Pindoretama às duas da madrugada, sob o cântico sonoro dos galos. Aliás, esses galináceos, com seus cantares, tinham a função de relógios.

O tempo para se chegar à capital cearense era em torno de quatro a cinco horas. Pindoretama, via Aquiraz, às vezes, somente quando as chuvas cessavam. Mesmo assim, sujeito a atoleiros. O pior momento era ultrapassar a várzea do rio Pacoti. Lamaçal escorregadio. O caminhão dançava um verdadeiro balé.

Com o advento do misto, do ônibus, ficou mais fácil fazer a rota.

Mas onde entra dona Rita de seu Luiz André, nessa história?

Pindoretama, como cidade cearense, além do pão, o café com tapioca sobressaía. Dona Rita, mãos mágicas na produção da tapioca. Abria o café, que funcionava na sala de sua casa, juntamente com o primeiro cantar do galo.

Pindoretama se destacava na produção da rapadura, da farinha de mandioca e da goma. Desta, faz-se tapioca. Os freteiros, compradores desses produtos, tinham como destino para a venda da mercadoria Fortaleza, principalmente nas conhecidas ruas Conde D’Eu e Governador Sampaio.

A espera do embarque era no café com tapioca de Dona Rita. A viagem a Fortaleza seria sem sentido, se não saboreasse a gostosa tapioca de dona Rita.

E o pão de cada dia de muitos moradores era a tapioca de dona Rita de seu Luiz André.

O progresso chegou à cidadezinha. As vias de acesso a Fortaleza recebiam asfalto, quer via Aquiraz, quer via coluna. E isso encurtou a distância. E o café e a tapioca de Dona Rita perderam aquela função de embarque dos freteiros àquela hora da madrugada.

Assis Holanda

Outubro de 2019.

Raimundo de Assis Holanda Holanda
Enviado por Raimundo de Assis Holanda Holanda em 29/02/2020
Código do texto: T6877049
Classificação de conteúdo: seguro