Feliz Aniversário

9 de Março de 2020

Hoje, é o aniversário de Joinville onde moro desde dezembro de 2001.

São 169 anos desde a chegada da barca Colon que trouxe os primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega.

A nova terra foi batizada de 'Colônia Dona Francisca' em homenagem à Princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I.

As terras eram parte do dote de casamento da princesa com o Príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade francesa) que ao retornar ao Brasil numa segunda viagem em 1843, se casou com a princesa no dia 1º de maio e tornou-se o Príncipe de Joinville. O casal seguiu então na fragata La Belle Poule para a França no mesmo ano.

Com a extinção da monarquia na França em 1848, vieram as dificuldades financeiras do casal que negociou as terras catarinenses em1852 com a Companhia Colonizadora Alemã, do senador Christian Mathias Schroeder, rico comerciante e dono de alguns navios. O casal então buscou exilo em Claremont, Inglaterra.

É por conta de sua origem, com um pézinho na realeza, que o município é até hoje conhecido como “Cidade dos Príncipes” mesmo que a própria Dona Francisca Carolina jamais ter pisado nas terras que faziam parte de seu dote. Assim que ela se casou com o príncipe, eles se mudaram para a França e jamais voltaram ao Brasil.

Com o expertise dos primeiros imigrantes e a dedicação ao trabalho, Joinville tem hoje uma das economias mais diversificadas e desenvolvidas do Sul do país.

Além de abrigar indústrias brasileiras importantíssimas para a economia do país, Joinville vem recebendo empresas multinacionais em diversas áreas. A cidade que tem forte laços com a cultura alemã se rendeu e abriu sua porta para muita gente de todo canto do Brasil e outros países que buscam estudo, trabalho e/ou uma vida melhor.

Além de ser chamada de "Cidade dos Príncipes" Joinville é também conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, e da Dança.

O filho mais ilustre desta terra é o Juarez Machado (1941), pintor, escultor, desenhista, caricaturista, ilustrador e cartunista, considerado um dos mais brilhantes artistas brasileiros.

Joinville é o município mais populoso e industrializado de Santa Catarina. Seus mais de 500 mil habitantes fazem com que a cidade ocupa o primeiro lugar do PIB per capita no estado.

Hoje tem festa o dia todo para comemorar tantas conquistas e História.

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 09/03/2020
Código do texto: T6883891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.