Coronavírus: informações importantes

Li muito, cruzando informações sobre a pandemia que ora aparece mundo afora e aqui, em tempos de Fakenews, o maior remédio é as notícias corretas.

Procure verificar as fontes, principalmente através da OMS - Organização Mundial da Saúde, pesquisadores, profissionais da saúde. Procurem a história da gripe espanhola há um século.

Por se tratar de Saúde Coletiva, todos têm que cuidar de todos. Temos que nos apavorar sim, a Itália teve uma curva de casos, de zero a fora das possibilidades em leitos disponíveis hospitalares, tão alta e rápida por acharem que seria uma simples gripe.

Hoje em regiões da Itália só podem sair de casa individualmente, e se tem rigoroso controle com certa caderneta, estar de máscara e luvas, em mercados entra um por vez, e procura-se manter uma distância de, pelo menis um metro nas ruas.

Temos que nos darmos conta que terá muitos contaminados e muitos óbitos. É urgente! Cada hora, dia, semana é muitíssimo importante.

Mas medidas simples podem nos resguardar de contágio: lavar as mãos com água e sabão e solução de um litro d'água e duas colheres(café) de água sanitária sempre que possível. Não ter contatos no nariz e na boca quando estiver fora de casa, usar papel para tanto, o vírus permanece vivo nas superfícies por um bom tempo, assim pessoa contaminada pode passar o vírus em partes do ônibus, metrô, restaurante, banheiro etc.

Dessa forma podes pegar o vírus com tua mão sobre uma dessas superfícies contaminadas.

Alguns estados e municípios já criaram decretos para coordenar as atividades, chegando a sugerir a responsabilidade de casos para organizadores de eventos que tenham grupos de pessoas. Muitas escolas, faculdades já suspenderam suas aulas presenciais, em alguns municípios foram sugeridos a forma de atividades, até os velórios tiveram observações.

O SUS é nossa maior arma, temos que defendê-lo, cobrar mais verbas, revogação da EC 95, pois será de muitas formas o cuidado pelo SUS: pelas UBS, pelo NASF, pelos Agentes Comunitários de Saúde, pelos pesquisadores da saúde, pelas vacinas, remédios, UPAs, pelos hospitais conveniados. Até mesmo com novas construções de alas hospitalares e de enfermagem.