SERÁ UMA NOVA TRANSFORMAÇÃO DO SER HUMANO?

Quem pessoas comuns como eu sonhariam passar pelo que estamos vivenciando nesse momento? Um estado de pânico diante do coronavírus.O mundo todo em alerta, teve que parar total ou parcialmente suas atividades.Os governos endurecerem suas ações para com a população em prol do bem dela mesma, na maioria dos países ,falei maioria dos países como a China em que surgiu o vírus, na Itália, Portugal, Estados Unidos,por exemplo. E o Brasil? Bem, suas ações estão aos poucos sendo desenvolvidas, mas atitude mais urgente de fechar os aeroportos ainda não foi feita.

Me referir ao Covid-19 como um grande pesadelo do mundo em se tratando de doenças em termos de abalo global. Contudo, já se vivenciou algo parecido, como a gripe espanhola que teve seu inicio em 1918, que contaminou mais de 500 milhões de pessoas no mundo."Fazendo entre 17 e 50 milhões de vítimas pelo mundo, podendo chegar até 100 milhões de mortos".

"Parece filme de terror,cadáveres jazem na porta das casas, atraindo urubus.O ar é fétido.Os raros transeuntes andam a passos ligeiros, como se fugissem da misteriosa doença.Carroças surgem de tempos em tempos para, sem cuidado ou deferência, recolher os corpos que seguem em pilhas para o cemitério". A gripe espanhola no Brasil.

Bem, tendo algumas variedades, os sintomas são os mesmos ou com menos trauma em relação a gripe espanhola, embora segundo os especialistas tem um maior grau de transmissão.

A vulnerabilidade é quase a mesma, no que concerne aos grupos de risco,no que tange as crianças o coronavírus não ofereça grandes riscos.

Gripe espanhola:

gestantes,mães até 40 dias após o parto,idosos, crianças de 6 meses a cinco anos, portadores de doenças cronicas não transmissíveis, trabalhadores de saúde, população indígena, pessoa,idosos, pessoas privadas de liberdade.

Coronavírus:

febre,cansaço, tosse seca, conforme o organismo de cada pessoa dores no corpo,coriza,congestão nasal, dor de garganta, diarreia.

Tem é claro, existem diferenças e muito daquela época para cá, os meios de comunicação evoluídos, a medicina também caminhou a passos largos, agora mesmo na China já está quase pronta a vacina contra Covid-19.

No entanto, estamos sempre atrás das doenças, surgindo outras vindo modificadas. E as pessoas? Vivendo informações em excesso, apreensivas, inquietas, quebrando suas rotinas que estão acostumadas, além disso em se tratando de Brasil, uma coletividade tendo que se submeter a uma disciplina que não está acostumada,onde o individualismo é o que se sobressai. Talvez seja uma nova transformação de nós enquanto comunidade.

inclemente
Enviado por inclemente em 18/03/2020
Código do texto: T6890655
Classificação de conteúdo: seguro