NOTÍCIAS DA MORTE

A morte nunca bateu tão insistentemente em nossa porta.

as notícias dela vieram pelo correio, de navio, de avião, pelos meios eletrônicos. Suas propagações, ora competem com a velocidade da luz.

O ulular ávido da morte perturba os frágeis humanos desde tempos imemoriais.

Historiadores e pintores clássicos trouxeram até nós lembranças de aterradoras catástrofes provocadas por entes tão invisíveis, quanto perigosos.

Da peste bubônica à gripe espanhola. Da gripe aviária aos surtos da h1n1, os terrores provocados por inimigos mudos e invisíveis tem sido uma constante. Porém, nada que se possa comparar com o pânico do coronavírus.

Em 1947 o argelino Albbert Camus descreveu uma triste realidade em sua obra de ficção: A Peste, em cujo texto descreveu com exímia inteligência as facetas dos horrores, porém com fartas demonstrações de solidariedade em meio ao flagelo.

Infelizmente, cá entre nós, apesar dos esforços governamentais, o que fica evidente é uma disputa política.

Políticos inescrupulosos aproveitam o inoportuno momento para depreciar os adversários.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 23/03/2020
Código do texto: T6894881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.