ISOLAMENTO/QUARENTENA

ISOLAMENTO / QUARENTENA

Nesse tempo de isolamento devido à quarentena para o enfrentamento ao Corona Vírus (COVID-19), tenho tido algum tempo, não muito, para pensar em tudo que está acontecendo, pensar nas reações, nas necessidades das pessoas, nas atitudes das que se intitulam autoridades, enfim, em inúmeras coisas!

Disse que tenho tido tempo, mas não muito, porque estou em um apartamento com meus pais, idosos, ele com 89 e ela com 84 anos. Ele, deficiente visual, diabético, prostático e sem mobilidade. Ela, portadora da doença de Alzheimer. A secretária que os assiste diariamente está em quarentena em uma cidade próxima à que vivemos. Estamos sós, os três. A minha esposa mora em outro apartamento e também está confinada junto com seu filho mais novo, que é portador de necessidades especiais e só tem um pulmão!

Pois bem, tirando todas essas dificuldades, sobra-me algum tempo para refletir sobre esses acontecimentos que estão mudando o mundo; Um vírus que começou a se disseminar numa cidade chinesa, causou uma epidemia por lá, matando milhares de pessoas e infectando outras tantas, impondo uma nova ordem nas relações pessoais, nos cuidados sanitários e na economia, não só local, mas mundial, pois, este vírus ganhou o mundo, na tão propalada “globalização”, atingindo todos os continentes e a todas as pessoas, independentemente de classe social, raça, cor ou crença religiosa, causando mais contaminações, mortes, isolamentos, segregações, tornando-se uma pandemia!

Depois da China e de outros países asiáticos, países ricos da Europa têm sofrido muitas perdas em suas populações. Na América do Norte, até agora, os EUA tem sofrido bastante, especialmente em New York.

Aqui no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, no sudeste, têm os maiores números de vítimas. No Nordeste, o Ceará lidera as péssimas estatísticas, e o pior é que ainda estamos no início da epidemia, aos 28 de março de 2020, pois, se espera o pico dos eventos entre o final de abril e meados de maio !

No Estado de Alagoas, onde nasci e moro, o governo estadual em consonância com o municipal decretou a quarentena a partir do dia 23/03/2020. Eu iniciei a minha desde o dia 18/03/2020 porque já havia uma recomendação de isolamento para os grupos de risco.

Com esse isolamento, nos primeiros dias eu ficava ligado o tempo todo nas notícias dos canais de televisão, olhava as postagens nas redes sociais; muita tragédia, muito terror, muita manipulação política, seja de esquerda, seja de direita; governos que não se entendem, se agredindo desrespeitosamente e desrespeitando a população, pouco preocupados com o bem comum e mais preocupados com as contabilizações políticas; utilização de estratégias empíricas, uma vez que pouco se conhece da dinâmica desse novo vírus; uma discordância nas medidas de prevenção. Fecha, abre, não abre tudo... ninguém sabe de nada... ninguém se entende!

Agora, já passados 11 dias de reclusão, nas poucas horas que me sobram dos cuidados com meus pais, quando não estou ao telefone conversando com a minha esposa ou com meus filhos e netos, procurando saber como eles estão tento mas não consigo trabalhar, apesar de ter trazido trabalho do escritório para casa, não consigo me concentrar. Passei a assistir vídeos profissionais, para poder adquirir mais conhecimento e tentar sobreviver após esse caos. Passei também a ler um pouco, a escrever, observar as reações de muitas pessoas para enfrentar o isolamento descobrindo formas de serem mais solidárias, criativas, interativas e conectadas.

Muitos artistas começaram a produzir áudios e vídeos onde apresentam as suas artes e as distribuem com a população, dando um pouco de alento nesse momento difícil pelo qual passamos. Alguns disponibilizam seus trabalhos para que crianças possam colorir os desenhos, como é o caso do Romero Brito. Nós, que escrevemos e postamos, também estamos ajudando as pessoas a se entreterem; Professores de todos os ramos do conhecimento estão ofertando aulas on-line. Profissionais da saúde, da educação e da economia se dispõem a dar orientações à população em geral.

Apesar de toda boa vontade de muitos em ajudar, não escapamos dos oportunistas, golpistas, seja na internet, seja nas portas das casas ou condomínios, e ainda, daqueles que adoram disseminar “Fake News”! Há gente para tudo nesse mundo! Tenho visto muita solidariedade, mas também tenho visto muita ignorância e egoísmo!

As pessoas estão sofrendo com o isolamento. Sofrendo em todos os sentidos, emocional, físico e financeiro! Muitos dependem das ruas para garantirem o pão de cada dia; profissionais liberais, empregados, empresas, todos precisam trabalhar e produzir para se manterem, cumprirem as suas obrigações e satisfazerem as suas necessidades. Servidores públicos, que em sua maioria são aqueles que tocam o barco e carregam o piano, estão na iminência de terem seus salários reduzidos sob o pretexto de que todos têm que dar a sua parcela de sacrifício. Essa grande maioria tem o seu orçamento totalmente comprometido, como a maior parte da população brasileira! Não falo aqui dos “marajás”, que além de salários astronômicos e vergonhosos, ainda recebem penduricalhos que chegam a dobrar ou triplicar o salário base! Falo do servidor comum, como os muitos da saúde e da educação que, além de se arriscarem todos os dias em trabalhos insalubres e perigosos, ainda sofrem esse tipo de extorsão!

O grande dilema está entre preservar vidas ou preservar a economia! O que fazer? Dá para fazer só uma coisa? Dá para conciliar as duas? Eis a questão! Eu sou pela vida!

Enfim, todos estamos sofrendo e ainda vamos sofrer muito com as consequências dessa pandemia! Como disse, estamos ainda no início dessa catástrofe social. Só o tempo mostrará como teremos sobrevivido a tudo isso, ou não! Que Deus nos proteja!