EM QUARENTENA

Então, eu me fiz bonita "como há muito tempo não queria ousar".

O sol pousou forte na Janela do quarto e me despertou. Perfume do café subia pelas escadas, dominando o ambiente aquecido pelos raios solares. Fiz o de costume. Havia, já na madrugada elevado preces.

Abri o celular ... textos, textos e mais textos. Tragédias anunciadas, dores e temores.

Atendi o chamado insistente e cativante do café. Ganhei a cafeína necessária para animar meu corpo um tanto combalido pelos dias anteriores. Olhei a rua silenciosa, vi outra vez o sol, afaguei a Nina. Tomei decisões.

Tirei a roupa de dormir, tomei um banho mais caprichado, borrifei-me com o melhor perfume. Vesti a roupa comprada para uma viagem, que fora abortada, vítima da pandemia. Roupas novas, sim, para passear pelo quintal, pela casa e ver amigos pelas redes virtuais. E perfumada!

Temia que a calça jeans não me coubesse, após adquirida, visto o exagero da alimentação atual. Menos mal, entrou a roupa.

Espelho denuncia que a queda de cabelos voltou. Talvez consequência de tanto sofá, cama, espreguiçadeira. Corpo preguiçoso. Tomei cápsulas que deram resultado bom, porém os cabelos rebelaram-se, novamente. Coisas da quarentena.

Há menos de um mês, tive episódio preocupante em relação à saúde. Fui hospitalizada, passei por exames, saí ilesa, com a Graça de Deus. Sem sequelas. Serviu para provar quanto são importantes minhas frequentes orações. Delas não abro mão.

O novo vírus aí está e eu me preservo. Sempre ouço a voz de minha mãe: "meniiiinaaa, canja de galinha e cuidados não fazem mal a ninguém!" E de meu pai: "Filha, dê tempo ao tempo!" Estou ótima, eles eram sábios.

A quarentena completa meu resguardo, que já acontecia. Dela tenho tirado lições grandiosas. Tudo estacionou, mas o cérebro, o coração e a alma continuam atuando, Graças a Deus!

Empresto as palavras de Guimarães Rosa: de primeiro meu coração sabia bater copiando tudo, hoje eu desconheço o arruído rumor das pancadas dele... Viver é muito perigoso!

E que possamos nos dar os braços, "como há muito tempo não se usava mais..."

Tenham todos excelente domingo!

Dalva Molina Mansano

29.03.20

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 29/03/2020
Código do texto: T6900715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.