"Pega na mentira"

Boa madrugada meus caros 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez aparecem por aqui para ver se eu também aparecerei. "Abri a porta, apareci, a mais bonita, sorriu pra mim" - A Cor do Som. Eis-me aqui.

Ia vir perto da meia-noite, mas cochilei e só vim agora. Isso é mentira, claro, pois eu não vou dizer o real motivo de ter me atrasado. Então inventei essa desculpa, agora, de improviso. Ah, as desculpas, tão úteis quando a gente não quer deixar as coisas sem explicação e também não quer dizer a verdade, não é mesmo. Eu, que sou muito mentiroso, assumo, pois sou mentiroso, mas sou sincero, uso muitas desculpas por dia. "Mentiras sinceras me interessam" - Cazuza. Eu finjo que digo a verdade e as pessoas, se quiserem, fingem que acreditam e tudo certo, todo mundo na paz, sacando o lado do outro, entendendo a situação e se respeitando.

Entretanto, ressalto, do baixo da minha insinceridade, que tais desculpas são pequenas mentiras voltadas para a etiqueta social: não revelar minhas intimidades e ao mesmo tempo não ser grosseiro com as pessoas, deixando-as sem explicação. Agora mentira grande, tipo assim MENTIRONA, essas que causam danos a outrem, essas eu não faço, digo, do alto da minha sinceridade. Pois daí não se trata de tão somente uma questão de etiqueta, mas de ética e moral. Mentira malvada não é coisa que esse Bacamarte pratique. Tipo assim: falso elogio. Ah, isso não faço, faz mal pra pessoa. Não critico e não elogio em falso. Quando os faço, uso da mais completa sinceridade.

Vocês conhecem aquela canção do Erasmo, "Pega na Mentira"? "Já gravei um disco, voador / Disse a Castro Alves, seu valor", canta o Tremendão na letra. "Sônia Braga é feia, não é boa / Já não morre peixe, na lagoa". A Sônia Braga já está idosa e a lagoa nem peixe mais tem, de tanta poluição. Erasmo é também um baita de um mentiroso, ele mesmo o confessa em sua autobiografia Minha Fama de Mau. Desde jovem ele era mentiroso. Mas é um cara legal, amigo dos amigos, Roberto fez até uma canção pra ele ressaltando essa virtude.

Então o Erasmo compôs Pega na Mentira para ressaltar o seu lado mentiroso, a letra é uma ode a mentira mais deslavada. Ele fez essa canção em nossa homenagem. Sério, eu conheci o Erasmo e contei umas mentiras pra ele, que se identificou comigo ao encontrar outro mentiroso tão mentiroso quanto ele, igualmente um mentiroso de nascença, contumaz e recalcitrante.

Acreditaram nessa? Bom, minha gente, se vocês acreditaram ou não, pouco me importa, mas é a mais pura e cristalina verdade, mais verdade do que a "verdadeira verdade" sobre a qual o pessoal da Cidade Negra bradava "Tô a fim de saber! A fim de saber!". "Vocês precisam acreditar em mim, eu conheço a história do início ao fim", como cantou o Raul, que eu não conheci pessoalmente, mas uma prima minha que o conheceu me contou um monte de coisas sobre ele. Entretanto, isso é história para uma outra crônica.

Vou ir dormir. Mentira! Vou tocar violão, toco muito bem violão, nunca tinha dito isso pra vocês durante todos esses anos de Recanto. Viram, sou um mentiroso, mas sou sincero e cheio de surpresas e segredos a revelar. Só que o meu lado mentiroso não deixa revelar e verdade, então invento descaradamente umas enquanto escondo outras. E como minto e falo a verdade junto num mesmo texto ou frase, fica difícil separar o que é do que não é. Então vocês tem acreditar duvidando de mim. Como minha madrinha me dizia: "Tunico, eu confio em ti desconfiando", Sábia a madrinha, entendia minha alma aquela velha adorável. Entendia tanto que até me assustava.

Fui. Inté.

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".).

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 18/04/2020
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T6920611
Classificação de conteúdo: seguro