EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

Coronavírus é uma doença causada por vírus e que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas (portadores do vírus que não apresentam sintomas) e quadros respiratórios graves. Os sintomas são febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade de respirar. Utiliza-se também o termo COVID 19 para se referir ao vírus que recebe essa denominação porque seus primeiros sintomas ocorreram no ano de 2019 na China.

A população está bastante informada a respeito da forma de transmissão e como se proteger. O espirro, a tosse, o aperto de mão, objetos e superfícies contaminadas, assim como uso do celular teclado, são exemplos de alguns transmissores. Para se prevenir é recomendado lavar sempre as mãos, usar álcool gel, máscaras, evitar aglomeração etc. A Organização Mundial da Saúde recomenda ficar em casa justificando que a vacina do momento é o isolamento.

Trata-se de uma pandemia que vem desestabilizando a economia e provocando transtornos na sociedade em geral. Os meios de comunicações são de grande importância porque estão atualizando a população dos acontecimentos e informando como se proteger desse grande mau que assola a humanidade.

Apesar de tudo tem ainda pessoas que não acreditam na gravidade da situação que tem levando grande número de pessoas a óbito. Imaginam tudo ser invenção, coisas de políticos e fakenews.

Assim era seu Francisco. Não usava máscara. Desacreditava no álcool em gel. Achava besteira esse negócio de manter distância. Detestava cumprimentar as pessoas tocando cotovelos. Ou se apertava a mão ou não havia cumprimento. Não respeitava o confinamento e quando foi ao banco ficou próximo do cliente que lhe antecedia sem obedecer as marcas de localização para identificar distância. Rebelde como era se posicionou nas proximidades do cliente que estava na sua frente. Este todo paramentado como manda a organização nacional da saúde de pronto fez de forma severa a reclamação: Posicione-se no seu lugar. Veja as marcas. E cadê sua máscara?

Sr. Raimundo respondeu: não uso máscaras porque não sou palhaço e nem é época de carnaval. e fico onde eu quiser. Tudo isso é baboseira e coisas da mídia. Toda vida as pessoas morreram e de coisas muito mais grave. De fome, de bala, vítima do trânsito e ninguém computou esses números. E tem mais, o que você veio fazer aqui no banco meu senhor? Você veio atrás do pior vírus que existe no mundo, o dinheiro. Esse sim. Tem vírus.

E continuou falando: o dinheiro acumula todos os tipos de bactérias. Todo mundo pega nele e muitos nem lavam as mãos. Esse sim é um perigo. Por isso mesmo tem uma história ai de dizer que existe agora nessa modernidade um dinheiro virtual que nem sei chamar o nome. A criatura com quem ele dialogava explicou. É o bitcoin uma moeda cem por cento virtual que não envolve dinheiro impresso. É isso mesmo disse seu Francisco e continuou sua conversação agora de forma amigável e aceitou até a máscara que o rapaz lhe ofereceu pondo de imediato no rosto.

Ficaram amigos. Seu Francisco acabou cedendo em algumas coisas sobre a importância de se cuidar contra o vírus e o interlocutor também deu também razão a ele. As cédulas de papel têm inúmeras bactérias e as moedas também. Melhor fazer pagamento digital para se proteger evitando o contato com o dinheiro que é um grande transmissor do coronavírus.

Final feliz!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 24/04/2020
Código do texto: T6926869
Classificação de conteúdo: seguro