SERÁ QUE O VELHO PERDE O VALOR?
A trágica morte do ator Flávio Migliacio nos fez repensar a problemática do idoso no Brasil;digo repensar porque faz tempo se fala nisso e nunca se chega a uma conclusão em como  - não digo resolver – mas,ao menos tornar mais doce e menos sofrida a saída das pessoas deste mundo.
Para mim,no mundo de hoje ,a velhice começa aos 70 anos.E a vida se prolonga.Não é difícil se encontrar pessoas com  mais de noventa anos,lúcidas e,muitas vezes de bem com a vida.Aos 77 anos fazem dois anos que eu descobri que estava velha.Minhas solitárias  viagens anuais ao Exterior que até então não preocupavam ninguém começaram a preocupar as filhas.
-Você vai para a Europa sozinha? Pergunta de uma delas.
_Não,eu disse .Vou com meus euros e meus cartões de crédito.Mas,ai,comecei a ter problemas de pressão alta devido ao stress no trabalho  e tive que fazer muitas visitas aos cardiologistas do Hospital Português e colocar um tal de “mapa” que é uma tortura que esqueceu o Ulstra e a viagem de Novembro do ano passado começou a perigar.

A pressão voltou a ficar comportada ,mas,eu mesma não me sentia muito segura.
Acabei indo com meu neto ,foi maravilhoso,mas, senti a porra da velhice chegando.Mesmo assim não irei esse ano devido á tal da pandemia que me faz pensar , não haverá viagem.
A maioria dos idosos queixam-se da solidão, da falta de uma boa conversa,de se sentir “participativo” ,pois,muitas vezes ele está num lugar ,mas,na verdade não está,pois sente-se “solitário entre gentes”como diria Camões.
Esse mundo não é mais o seu mundo  é o mundo dos smartphones de ultima geração que ele não sabe usar ,de games dos quais não entende nada e percebe que ninguém está interessado nas suas histórias pois o Facebook trás coisas mais interessantes.

Não concordo muito com isso.Acho que devemos buscar a alegria com a família que criamos bem,os netos e ,principalmente ,os bisnetos.Sei que mesmo depois da partida meu sangue estará circulando por este mundo por séculos.
Vida que segue!
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 09/05/2020
Código do texto: T6941964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.