Vaidade de Mulher...

Toda mulher é vaidosa. E todo marido reclama da demora que a mulher leva no banheiro, no salão de beleza e para se preparar para uma festa. Até para um churrasquinho simples ou mesmo para ir ao shopping a mulher passa creme, sombra, batom, arruma os cabelos, põe brinco, colar, etc., etc.

Não basta fazer academia, tem que se submeter a massagem, caminhar e ainda obedecer um rigoroso regime em nome da beleza. Queira fazer uma mulher feliz diga que ela está nova. A Margarida passou dias sem dormir de tanta felicidade porque ao sair com sua filha perguntaram se eram irmãs. A Teresa quase morre de contente quando o rapaz do caixa a mandou para a fila porque ali só atendia prioridade, pessoas com mais de sessenta anos. E ela foi para o final e muito contente mesmo tendo sessenta e quatro anos. Um elogio desse não tinha como reclamar, pelo contrário o caixa ganhou sua simpatia.

Batom é o que não falta nas bolsas das mulheres. O João diz que tem a impressão que são de cores repetidas porque pela quantidade não dá para ser um de cada cor. Batom e brinco são tão essenciais para o sexo feminino como o ar que se respira. O Mário reclama porque toda semana a sua esposa compra um batom e tem uns que são tão caros que parece joia.

Dizem que tudo que acontece, embora não sendo algo bom, tem um lado positivo. E a prova disso é que agora estamos em tem tempo de COVID 19, uma pandemia que vem tirando a vida de muitas pessoas e trazendo consequências desastrosas para a economia e para a sociedade. Isso é muito triste e preocupante, mas o lado positivo é que agora todo mundo usa máscara e assim os batons ficam dispensados. Como esta situação já perdura por meses está sendo ótimo para o bolso de Mário e de tantos outros maridos.

Mas, nem tanto assim porque agora o gasto foi para as máscaras. A Judite combina cada uma com a roupa. Tem de bolinha, listrada, de xadrez e até bordada. Isso porque é tempo de confinamento. Sair só extremamente quando necessário porque essa é a vacina para evitar a proliferação do vírus, explicam os profissionais da saúde.

Enquanto isso as roupas, sapatos, acessórios, colar, brinco e os produtos de beleza ficam intrigados por estarem mofando no guarda roupa. Eles também querem sair. E ficam a indagar o que aconteceram com suas donas. Viajaram? Morreram?

Nada disso. Calma! Paciência! Tudo isso vai passar!

Mulher tem que ser mesmo vaidosa. Todas querem ficar bonitas. Mas a mais elegante de todas é aquela que é bela por dentro. Ou seja, é a que se veste de caráter, simpatia, educação e singeleza.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/05/2020
Reeditado em 13/05/2020
Código do texto: T6944718
Classificação de conteúdo: seguro