FESTEJANDO DUAS DÉCADAS

O trabalho segundo o escritor e jornalista Luís Ernesto Lacombe é parte essencial da vida humana, uma vez que constitui aquele aspecto de sua vida que lhe dá status e o liga a vida em sociedade.

Hoje o trabalhador, o profissional, o colaborador é considerado o maior ativo da empresa, mas a Administração Científica com sua perspectiva negativista considerava as pessoas preguiçosas e ineficientes. Taylor tinha uma visão microscópica do homem minimizando sua capacidade e considerando ele como indivíduo limitado, mesquinho, preguiçoso e vadio que não gostava de trabalhar. As teorias que sucederam a Administração Científica criticaram essa concepção dando outra visão do homem.

Atualmente se sabe o quando é importante ao homem uma atividade profissional que lhe dê satisfação. Confúcio já dizia: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”.

Pois bem, falando de trabalho estou completando dia 14 de maio de 2020 vinte anos como funcionária pública federal. Tomei posse como professora efetiva nessa data do ano de 2002, somando com os dois anos de professora substituta, já averbado, estou completando duas décadas no Campo Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí/UFDPar. Trabalho prazeroso que me obriga a estudar e me atualizar além do agradável convívio com jovens que me faz viver o pensamento de Confúcio.

No Banco do Brasil trabalhei vinte e um anos que completando com o tempo de professora na rede de ensino estadual me gerou uma aposentadoria. Apesar de ser um trabalho que exigia muita atenção e um tanto estressante foi para mim uma escola onde aprendi negociar, lidar com pessoas, tomar decisões além de fazer contatos agradáveis com clientes que se tornaram parte do meu grupo de amizade.

O trabalho foi para mim sempre algo satisfatório. Talvez porque tenha incorporado isso desde criança vendo o exemplo de meus pais que trabalhavam com amor. A profissão de professora iniciei muito cedo e paralelamente a ele exerci outras como secretária e coordenadora do Serviço Social do Estado e depois Presidente da Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba.

Repasso para meus alunos a importância do trabalho. Mãos e mente ocupadas não tem espaço para maus pensamentos e nem mesmo doença. Ame seu trabalho, quem ama não adoece.

Quero compartilhar com meus leitores a grande alegria dos meus vinte anos de trabalho como professora universitária federal. Orgulha-me contribuir com a educação. Anualmente recebo mais de cem calouros no início do semestre e no final de cada ano ponho no mercado de trabalho profissionais de Administração e Contabilidade. Feliz fico quando os vejo bem sucedidos e peço a Deus a sabedoria e competência para conduzir esses jovens da melhor forma possível passando não só conhecimentos mas a ética, atitudes e habilidades para enfrentar o mundo dos negócios.

Pretendo comemorar com vocês, caros leitores, ainda muitos anos na profissão que hoje exerço. Enquanto me senti útil e apta estarei eu aqui dando minha contribuição.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 13/05/2020
Reeditado em 15/05/2020
Código do texto: T6945709
Classificação de conteúdo: seguro