ATROPELO DE VACINAS?

ATROPELO DE VACINAS?

Diante da urgente necessidade de uma vacina contro a COVID-19, a OMS Organização Mundial da Saúde, aprovou uma resolução que permite acesso equitativo de todos os países, além de apoiar a possibilidade da quebra de patentes de futuras vacinas, ou tratamentos para o dito cujo vírus, porém há ainda muitas incertezas quais os países terão acesso à vacina inicialmente.

No texto da resolução, a OMS pede o acesso universal, e a distribuição justa de todos os produtos e tecnologias médicas para o combate do vírus, mas os Estados Unidos rejeitaram o trecho que diz respeito à propriedade intelectual, também alguns governos temem que isto seja insuficiente para garantir seu acesso a futuros tratamentos ou vacinas.

Produzir bilhões de doses necessariamente demandará tempo, e terão de ser priorizadas, pois muitas nações temem que a lei do mais forte e do mais rico prevaleça. Por outro lado, há muitas coisas que não são claras, visto que muitos exemplos de comportamento monopolista houve no passado defendendo sempre a propriedade da descoberta da vacina.

O mundo necessita urgentemente de uma cooperação entre todos os países , para que qualquer descoberta de nova vacina seja tratada como um bem público para TODOS.

ELIE MATHIAS
Enviado por ELIE MATHIAS em 21/05/2020
Reeditado em 22/05/2020
Código do texto: T6953751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.