PROJETO DE VIDA FUTURA

Assim como entrar para a escola, namorar, casar e ter filhos, a aposentadoria é um dos eventos naturais do ser humano.

Para a maioria dos trabalhadores a aposentadoria é a grande chance de fazer o que sempre quiseram fazer e não puderam. A aposentadoria permite rever prioridades e conseguir melhor harmonia entre os vários motivadores da vida: família, amigos, lazer, trabalho e cuidados consigo mesmo.

Acredito que uma pessoa aposentada que não tenha novos interesses, que não aprenda nada de novo, que não faça nada de interessante e viva apenas do passado, acaba não sendo uma pessoa interessante nem para a própria família.

Os primeiros dias da aposentadoria trazem, de maneira geral, uma sensação boa de que a pessoa está no comando do seu tempo e geralmente aproveita para fazer muitas coisas, que sempre sonhou e nunca teve condições. Para que tudo isso não se perca, o ideal é estabelecer um projeto de vida.

A vida é complexa e se parece um pouco com uma floresta cheia de cores, sabores sons e sensações. Se você entrar na floresta sem um norte e uma bússola, poderá não aproveitar o melhor ou, perder muito tempo buscando caminhos. Poderá, inclusive andar em círculos e não ter nem vontade de aproveitar o que a floresta oferece.

Pensando nisso tudo, não tem como deixar de fazer vários questionamentos a si mesmo. O que eu realmente gosto de fazer? O que eu ainda preciso aprender? Quero ou não voltar a trabalhar ?

É preciso decidir ! Essa é a única maneira de continuar no comando da vida durante a fase de aposentadoria. Acho que se eu não tiver um projeto de vida elaborado, corro o risco de acabar fazendo o que os OUTROS querem que eu faça, assim como eu passei os 37 anos da minha vida profissional.

AngelaVega
Enviado por AngelaVega em 15/10/2007
Código do texto: T695589