Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dois mais dois, igual a?

    Todos os sábados levanto cedo e vou ao mercado municipal fazer umas compras para a semana. Passo no setor de frutas e legumes e em seguida dirijo-me aos boxes onde   vendem-se peixes. Dependendo do que é ofertado compro geralmente quatro ou cinco peixes de aproximadamente 500 gramas. Dependendo da época, opto por Curimatãs ou Tucunarés, mas o mais comum é mesmo o Tilápia. Quando chego em casa por volta de oito horas ainda me resta tempo para prepará-los: aparar todas as barbatanas, retirar guelras, vísceras, deixá-los no ponto para irem à panela com leite de coco e legumes ou simplesmente serem fritos em óleo quente.
    Conto esta história  para alertar da importância de sabermos aproveitar bem os alimentos, mesmo porque é sabido e falado por muitos do quanto o brasileiro desperdiça de tudo. O desperdício  no Brasil é tanto que vai desde a construção civil até à mesa passando pelas feiras e supermercados. No Brasil vive-se simultaneamente com a fome ou a escassez ao lado do desperdício, aliás o estrago começa pela água. Vejamos o que conto abaixo:
    Normalmente um peixe de meio quilo alimenta folgadamente a duas pessoas. O peixe é dividido ao meio e na hora se servirmos uma pessoa fica com o lado da cauda e outra com o lado da cabeça. Eu, pessoalmente,  prefiro esta àquele, mesmo porque é rica em gordura a qual é abundante de Omega3, segundo dizem, importante para a saúde e a longevidade.
    Um dia desses, resolvi inovar numa coisa: ao invés de dividi-los ao meio resolvi filetá-los.
    Cada peixe proporcionou dois filés, no entanto, me sobrou ainda a cabeça e duas barbatanas bem recheadas de muita carne e gordura além da cauda e partes laterais e do lombo contendo muito osso com carne agregada.
- Acho que fiz um péssimo negócio!
- Pelo contrário, isso vai dar um delicioso vatapá. Acudiu minha esposa.
     Pois bem, daquele dia em diante refizemos as contas: antes dois peixes alimentavam duas pessoas, agora os mesmos dois peixes proporcionam dois filés, portanto, alimentam as mesmas duas pessoas e ainda dão carcaça para um apetitoso vatapá ou um, não menos apetitoso e nutritivo, sopão misturado com arroz e batatas e outros legumes. Como o leitor pode observar pelo que descrevi dois mais dois (peixes filetados) não é apenas quatro (refeições), mas seis e se duvidarem chega a quase oito.
Valdenir Linhares Cruz
Enviado por Valdenir Linhares Cruz em 15/10/2007
Código do texto: T695815

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Valdenir Linhares Cruz
Itapipoca - Ceará - Brasil, 58 anos
23 textos (5045 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 21:53)
Valdenir Linhares Cruz