O MÊS DE JUNHO

O MÊS DE JUNHO
Esse mês tão festeiro vem de Juno, a esposa de Zeus, o deus supremo dos gregos e romanos e a favorita dos fundadores de Roma, Rômulo e Remo.
Outros, porém,(sempre tem um “do contra” para derrubar conceitos estabelecidos) acham que Junho deriva de “juniores”, ou seja é o mês dos moços e mancebos.
Não seria o nome desse mês uma homenagem a Junio Bruto,o assassino de César?
É tão comum, nas civilizações, se cultuarem assassinos e genocidas.... Esperemos que, durante esse mês, a situação no Brasil não pegue fogo e o PIB não desembeste de novo,como cavalo chucro.
Bom, mas, para mim ,que admirava César, mesmo depois que o meu professor de Latim me obrigou a traduzir o “De Bello Galico” e prá vocês que, provavelmente não cultuam a deusa Juno, Junho é apenas o mês das festas juninas tão queridas no Nordeste e todos como sempre se dirigirão para Campina Grande ,Caruaru e Cruz das Almas, no interior da Bahia, onde, como sempre assistirão a famosa guerra das espadas e, como sempre, centenas baixarão hospital com horrendas queimaduras.
Em junho começa o inverno na Bahia, mas, esqueceram de avisá-lo e o calorão continua.
Pode chover ou não depende muito mais do bom humor dos céus do que dos nossos bravos meteorologistas.
Mas ,de uma coisa estou certa: o céu estará bem azul, coberto de estrelinhas brilhantes e balões multicoloridos, apesar da proibição.
Apesar de estarmos vivendo momentos de horrores em plena pandemia duvido que o povo não vá pras ruas.
O que dá muita pena ,pois ,as mortes não param de crescer.
Como estamos em ano de convulsão política será feita muita vista grossa e os fogos e balões não serão incomodados.
E o baiano vai vivendo na maciota ,acreditando na sorte e nos orixás e procurando viver a vida.



 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 06/06/2020
Código do texto: T6969414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.