ÚNICO

Os pássaros voam, os peixes nadam, o homem anda. As crianças são incentivadas a dar os primeiros passos. Tem sempre quem lhe segure a mão dando proteção. Alguém viu o peixe aprendendo a nadar ou o pássaro a voar?

Os homens nadam quando são ensinados. O cão por exemplo caindo dentro de uma piscina ele não afunda. Nada como se tivesse tido um professor e se salva. E o homem se considera o mais inteligente dos animais.

Rir e chorar são capacidades de expressar sentimentos próprios do homem. E ele chora com a possibilidade de faltar água no planeta embora ele destrua o seu próprio ambiente, desmate a floresta, polua os rios, deprede a natureza, mas ele é único animal que pensa. Imagine.

O homem é o único bicho que sorrir, expressa seus sentimentos, é emotivo. Sorrir quando está apaixonado, quando vence uma batalha, quando realiza um sonho. É também o único que trabalha, que precisa de veste porque não tem pena, nem pluma e muito menos escama para se proteger.

Ao destruir seu habitat o homem torna-se menos civilizados do que outras espécies animais. A verdade é que:

“Uma parte dos homens age sem pensar e outras pensa sem agir”

Jean Jacques Rousseau

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 07/06/2020
Código do texto: T6970950
Classificação de conteúdo: seguro