RITUAL

“Ritual é o conjunto de práticas consagradas por tradições, costumes ou normas, que devem ser observadas de forma invariável em determinadas cerimônias”.

Eles estão presentes nas sociedades humanas passadas e atuais. As posses presidenciais, casamentos, cultos religiosos, eventos esportivos são investidos de ações simbólicas transcritas por regulamentos ou tradição. Essa forma de comportamento encontra-se também no mundo animal em relação as cortes e acasalamento, por exemplo.

No cotidiano todo ser humano tem um rito, escolhido por ele próprio. Alguns exageram nessa prática, mas o certo é que eles trazem segurança e conforto para um começar o dia. Levantar da cama com o pé direito, consultar o seu livreto com a frase conselheira, ler o horóscopo, fazer uma oração antes de desjejum, seguir sempre o mesmo trajeto para chegar ao trabalho, tudo isso são pequenos hábitos que dá sentido a uma vida. Descumpri-lo traz incômodo e mal estar.

Seguir uma rotina até é uma forma de organizar-se e tornar o tempo mais produtivo, mas também é importante a flexibilidade. Não tem como fazer tudo sempre igual.

A senhora Eloá tinha uma vida pautada na rotina. O seu dia começava habitualmente do mesmo jeito e ai se algo desse diferente. Batia o pessimismo e o pressentimento que essas vinte e quatro horas trariam problemas. Mas o lado positivo dessa formalidade é que ela encerrava esse espaço de tempo escrevendo uma bela crônica. Nem sempre bela porque as vezes o sono dominava a culta mulher e o texto saiu truncado e palavras ortograficamente incorretas, faltando “s” ou um “r”, quando não uma vírgula ou uma aspa, mas ela se garantia com o conteúdo e a imaginação.

Isso mesmo Eloá melhor fazer do que ficar omissa. Eu comungo com a culta senhora primeiro o progresso depois a ordem. Amanhã tem muita gente apontando as correções e elas serão recebidas de agrado. Sigo seu exemplo, nobre escritora, estou eu aqui no meu ritual encerrando o dia ou melhor já começando um outro. Estou jogando letras no papel. Isso me dá satisfação e sensação de dever cumprido. Se deixar para corrigir e divulgar depois, provavelmente ficará armazenado nos meus documentos sem publicidade. Tenho como você Eloá o hábito de terminar cada vinte e quatro horas ou começar a outra passando uma mensagem. Fica aqui essa:

“Crie uma rotina flexível e prazerosa para seu dia a dia. Isso lhe fará organizado, seguro e feliz”.

07.06.2020

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 07/06/2020
Reeditado em 08/06/2020
Código do texto: T6970953
Classificação de conteúdo: seguro