QUANDO ENVELHECEMOS FICAMOS EM SUSPENSE?

A vida vai passando e muitas vezes por algum motivo não realizamos um sonho, deixamos de fazer alguma coisa, sempre deixando para depois. Isso vai criando uma angústia que só com o passar do tempo vamos notando, e quando o envelhecimento vai chegando, muitas vezes nos assustamos, pensando na possibilidade ou não de realizar  aquele sonho.
Quantas vezes em prol de uma relação, vamos sendo podados porque para o outro não é importante a sua vontade, o seu sonho.
Vamos pegar um exemplo clássico de família. De um casal em que o esposo mora perto dos parentes e a esposa bem longe.
Quantas vezes a esposa tem um sonho de passar algum tempo com a família dela também, e muitas vezes até planeja ter uma casinha perto deles para passar férias.
Essa esposa é podada, anos a fio, mesmo ela tendo os próprios recursos para realizar esse pequeno, mas importante sonho para ela.
Para o esposo, tudo está muito bem, ele não gosta mesmo muito de visitas, de parentes. Porém a dele pode tudo, dão festinhas, comemoram aniversários, saem juntos.
A tristeza vai tomando conta da esposa, pois ela se sente até inconscientemente injustiçada, relegada sempre ao segundo plano, se é que este existir. Os anos passam, ela cai na real de que ajudou tanto o esposo, mas que nunca foi ouvida, que na verdade foi manipulada a vida inteira. Que nunca teve vida própria, sempre deixando para depois os seus sonhos, muito embora ajudando realizar todos os do esposo. Que na verdade, também gosta da vida que leva, está feliz em ver sempre os pais, irmãos, etc.
Então descobre, que pode ser tarde demais para lutar, que já não tem mais forças para falar, já que ninguém escuta. E passa a viver mais calada, não tem mais forças para reagir, sonhar, mas lá na profundidade da alma, a tristeza mora, mas ela tem que sorrir, ser uma dama, senão será a ingrata da família, a que discorda de tudo...
Isso é um caso verdadeiro, mas que trás tanta reflexão, pode o personagem ser também invertido, ser o esposo a vítima. Não importa, mas sim a reflexão. Então o final da vida deles vai ser de quietude, amargura, porque um foi sempre egoísta, viveu como quis, deixando que a outra pessoa, apenas cumprisse seus desejos egóicos, no caso, desejos só do esposo. A vida poderia ser tão alegre e especial, mas infelizmente numa relação muitas vezes há o passivo e o ativo. Seria maravilhoso se desejos de ambos fosse importantes, se a paciência fosse render tão bons frutos de felicidade também no envelhecimento.
E por último, se um resolve afinal, se revoltar e tentar mudar, é considerado demente, velha, e começa realmente a vida de amargura, salvo quando a pessoa, consegue deixar tudo para lá. Mas há tristeza que não tem muito como curar. Pois cada um, ama sua família de nascimento, que deve ser um amor respeitado, quando isso acontece. A vida a dois é uma troca, um dar e receber, caminhar juntos, sem pender só para um lado. NUNCA É TARDE PARA REALIZAR UM SONHO.
O PROBLEMA DESTA RELAÇÃO, TALVEZ NEM SEJA FALTA DE AMOR E CUIDADO, MAS SIMPLESMENTE PORQUE UM GOSTA DE SAIR E O OUTRO DE FICAR EM CASA. ACONTECE MUITO QUANDO A PESSOA SE APOSENTA, E GOSTA DE FICAR RECLUSA EM CASA. E VEM TAMBÉM, JUNTO, A SÍNDROME DO NINHO VAZIO.

 
BOA E ABENÇOADA SEMANA A TODOS
FLORES E ERVAS PERFUMADAS PARA PERFUMAR O JARDIM DA ALMA E CURAR AS DORES

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 08/06/2020
Reeditado em 08/06/2020
Código do texto: T6971265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.