RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, fevereiro, de março a dezembro, o ano inteiro.

Tu és belo, e teu povo hospitaleiro, o cristo de braços abertos, recebe o mundo inteiro!

Da garota de Ipanema a Vila de Noel, andar pelo rio é sentir-se no Céu.

A cultura e a arte, da tua história fazem parte. Quando aqui cheguei vindo do meu nordeste querido, olhando o vai e vem da tua gente, fiquei esbaforido! Andando pelas ruas desse rio antigo, comecei minha cumplicidade contigo.

Quando ando pelo bairro de Fátima, lapa, Praça Tiradentes e o Teatro João Caetano, Real Gabinete Português de Leitura, Largo da Carioca e seus artistas de rua. Cinelândia, Praça Floriano Peixoto e o Palácio Pedro Ernesto. A Biblioteca Nacional inaugurada em 1910, Teatro Municipal, que teve sua inauguração em 1909.

A pé ou pelos trilhos da velha ferrovia, subo a santa Teresa, cantinho favorito para apreciar tua beleza!

Lá para as tantas, a fome começa a apertar, lembro da Confeitaria Colombo que fica na Rua Gonçalves Dias, nome do Poeta e conterrâneo que em sua Canção do Exílio dizia: minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. Lá, eu mato a fome do corpo e da alma, revivendo o passado e mergulhando na nostalgia.

Na Avenida Presidente Vargas apesar da correria contemplam a Central do Brasil construída em 1858, ponto de partida ou de chegada da periferia, zona oeste e baixada fluminense. O Palácio Duque de Caxias e o Campo de Santana. Na Praça Pio X, a fé é posta a prova na Igreja Nossa Senhora da Candelária.

Na Avenida Presidente Wilson, eu visito a Academia Brasileira de Letras, casa dos imortais fundada por Machado de Assis e seus confrades Lucio Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Rui Barbosa, em 28 de julho de 1897.

Na rua 1º de Março o Centro Cultural da Justiça Eleitoral construído entre 1892 a 1896, para ser a sede do Banco do Brasil que, não chegou a ocupá-lo.

Nos arredores da praça XV eu consigo voltar no tempo e fazer parte da história, contemplando um conjunto de prédios que contam a nossa história do período Imperial a nossa república atual.

Paço Imperial com suas janelas colossais, Palácio Tiradentes que em sua primeira construção, foi utilizado como cadeia, foi sede do Congresso Nacional e hoje abriga a Assembléia Legislativa.

Antigo mercado do Peixe, Estação das Barcas que podem nos levar à terra do Arariboia ou a bela Paquetá, e desfrutar de uma deliciosa moqueca!

A Urca do Cassino de outrora e do espetacular Pão de Açúcar com seu bondinho que além da vista que nos proporciona, testou a perícia do Agente 007.

A Princesinha do Mar (Copacabana) com o Forte a protegê-la, e o mais glamoroso dos hotéis de portas abertas pra te receber, seu Calçadão de pedras portuguesas simbolizando as ondas.

Jardim Botânico, um pedaço da natureza no coração da selva de pedras, orquídeas, palmeiras imperiais e vitórias-régias.

Floresta da Tijuca e a bela vista da Vista Chinesa. As comunidades e suas particularidades oferecem aos visitantes momentos únicos de prazer e vivência do dia a dia.

Aterro do Flamengo, local perfeito para os esportistas além do Museu de Arte Moderna e o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

Maracanã templo do Futebol, uma paixão brasileira, não há no mundo quem não queira em uma tarde ensolarada de domingo assistir ao maior clássico do Brasil FLA-FLU.

O bairro de São Cristóvão localizado na zona norte, abriga a Quinta da Boa Vista, com Museu, Zoológico e restaurante, um lugar perfeito para o lazer do fim de semana.

Em São Cristóvão também, fica o Centro Luis Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido como Feira Nordestina, local perfeito onde o povo nordestino mata a saudade da terrinha e dos entes queridos que lá, foram deixados, consumindo os produtos regionais e compartilhando com os povos do mundo sua Cultura e Culinária.

O bom Forró os Cordéis e seus cantadores, comidas típicas feitas pelas mãos de nordestinos legítimos com seus temperos caseiros servida por cangaceiros.

É assim que esse nordestino – carioca enxerga o Rio de Janeiro, tenho certeza que você, quando o conhecer vai ter histórias e estórias para contar por toda VIDA!