ESTAVA À TOA

Tem dias que nos damos um tempo para ficar de pernas para cima dando uma folga aos pés e umas férias a cabeça. Quem não merece um momento desses. Ninguém é de ferro. Pois bem, foi numa ocasião dessas que fiquei imaginando. Tem coisa que existe em toda e qualquer lugar. Nas cidades pequenas, nas grandes e até fora desse meu querido território brasileiro.

A Banda de música é um exemplo, nasci e cresci escutando a charanga da minha pequena cidade reunir multidões para o seu show no coreto da praça da principal. Hoje parece não ser tão mais valorizada embora tenha sua importância artística e cultural encantado os ouvintes com seus instrumentos de sopros, trompetes, tuba, bumbo e pratos. Quando visitei Sintra, cidade turística de Portugal, fiquei encantada com a banda desfilando na cidade recebendo seus visitantes com alegria contagiante. E como diz Chico Buarque fiquei à toa na vida vendo a Banda passar cantando coisas de amor.

Outra coisa é a procissão, em qualquer lugar que você pensar tem uma quantidade de fieis em cortejo religioso realizando uma marcha solene pelas ruas, carregando imagens e entoando cantos e orações. A procissão tem um significado, levar a imagem do Santo pelas ruas para espalhar bênçãos. Na minha cidade, Parnaíba, no dia da Padroeira Nossa Senhora da Divina Graça e no dia de São Francisco esse ritual acontece reunindo um grande números de fiéis. O Santuário de Fátima em Portugal tem como tradição realizar a procissão de velas. Gilberto Gil cantou a procissão comparando como cobra arrastando pelo chão e as pessoas que nela vão passando acreditam nas coisas lá do céu.

O Carnaval é uma festa popular realizada em diferentes locais do mundo. No Brasil é celebrada com mais entusiasmo e por isso atrai grande número de turistas. As escolas de samba se preparam o ano inteiro para desfilar na avenida mexendo com o coração dos foliões. Paulinho da Viola canta que sentiu o seu coração apressado quando viu a Portela passar.

A música, a fé e o entretenimento são pilares de um povo. São alimentos da alma. A música é o composto de melodia e ritmo. O carnaval é uma festa popular que renova as energias. A fé é uma certeza.

E como diz Gilberto Gil andá com fé ou vou porque a fé não costuma faiá.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 25/07/2020
Código do texto: T7015968
Classificação de conteúdo: seguro