DO AVESSO

O vestido era lindo exibido no cabide a espera de sua dona. Todo o cuidado era pouco para não amarrotar. Estava bem passado e cheiroso. A cor era bela, os cortes eram perfeitos. Os adornos combinando com o conjunto. Quem vestiria esse modelito? Quem? Alguém tão bela como a veste. Elegante, cabelos escovados, pele de seda, sorriso perfeito. Um combinava com o outro.

O avesso. O problema era reverso. O vestido por dentro estava cheio de fiapos, não tinha arremate, tecido sobrando para todo lado, ninguém fez os devidos recortes das sobras, as costuras não estavam alinhadas, pontos soltos. Um horror!

A dona do vestido por dentro também não era bela. Faltava amor, alegria, paz, afeto, empatia e caráter. Ambos combinavam, o vestido e a dona, eram somente aparências. E quantas vezes as aparências nos enganam.

É preciso valorizar a essência. O que os olhos veem é apenas uma capa por detrás dela muitas coisas precisam ser vistas, Não basta olhar é preciso ver com profundidade.

Comumente julgamos as pessoas pelas roupas que vestem, pelos lugares que frequentam, suas companhias, profissão que abraça. Se tem tatuagem ou se tem algum vício. Esquecendo que cada pessoa é única, com sua personalidade, com seu jeito de ser. Para compreender bem o outro é necessário romper a barreira da aparência e ir além do que se vê por fora.

Quem é belo de fato, é por dentro. Na verdade quem é bonito por dentro nem é preciso ser por fora porque o seu brilho interior transcende do íntimo, do eu, dando uma áurea reluzente, resplandecendo e o todo fica belo.

É preciso desvendar o véu, descobrir o que está por trás. Nem tudo que parece é. Descobrir o que não está à mostra, o que está no anverso não é tão simples assim.

No mundo em que se valoriza tanto a aparência compra-se gato por lebre. Adquire-se um produto pensando que é uma coisa que não é, ou seja somos ludibriado a todo instante.

O vestido pode ser belo no cabide a dona dele pode ter feito todas aas plásticas possíveis para melhorar a apresentação mas o que está por dentro é o que de fato importa. A propósito, li não sei onde, dito por não sei quem uma frase que cabe aqui, encerrado o meu pensamento.

“Quem vive de aparências sempre vai depender da visão dos outros, sem ter a capacidade de construir a própria essência”.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 30/07/2020
Código do texto: T7020827
Classificação de conteúdo: seguro