ÁGUA E VIDA

Água do mar salgada, espumante, ondas, calmas ou revoltas. Água do rio, curso de água doce que flui em direção ao oceano, ao lago ou direção a outro rio.

Água é vida. Companheira desde as manhãs quando escovo os dentes, quando cai do chuveiro lavando até minha alma. Preciso dela para passar o café, para fazer a comida, regar as plantas, lavar as louças e matar a sede.

E ela me distrai quando banho na chuva, quando surfo no mar, quando nado na piscina. Ela acalma o corpo quando o calor é intenso, mas também apaga o fogo quando ele não é bem-vindo.

Orvalho, gota d´água nas folhas das plantas. Pingos d´água caindo do céu, a chuva. Gotas de água cristalina, a lágrima. Lubrificante dos olhos. Água, sempre a água presente no cotidiano.

Necessária. Importante. Fundamental. Faz brotar o chão, fonte de energia. Parece ser tão natural como o sol, com ar que respiramos. Só quando o rio seca, quando a torneira não pinga é que compreendemos que sem ela não vivemos.

Tudo que se tira sem repor ou sem cuidar acaba. A água também é assim. Cada gota vale ouro. E ouro não se estraga. Não se joga fora. Se cuida, se preserva. Brota da terra, germina, usa-se, mas não se abusa.

Onde a água não chega

O homem sabe buscar.

Faz açudes e cacimbas

Para o mineral aflorar.

Quando os rios secam

Dá-se um jeito de encontrar,

Esse líquido precioso

Que se deve preservar.

O homem tem que entender

Que não deve poluir

As águas dos belos rios

Que estão a lhe servir.

Ao abrir uma torneira

Use o que precisar

Não deve estragar a água

Para ela não faltar.

A sua falta é sofrimento

Não vamos desperdiçar

Cada um é responsável

Vamos conscientizar.

Tem gente que não entende

O valor do mineral

Sem ele não há vida

Isso é a voz geral.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 01/08/2020
Código do texto: T7022756
Classificação de conteúdo: seguro