PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?
Meu pai queria que eu fosse advogada; talvez,até desse certo,mas,como eu jamais poderia dizer que o errado está certo,provavelmente morreria de fome.Disse-lhe que queria estudar Filosofia. -Ai,sim, você vai morrer de fome,ele disse.Vai passar a vida toda sem dinheiro. Respondi: - Mas, pelo menos ,me conformarei em viver sem ele. Afinal ,a Filosofia tem alguma utilidade? Vamos rever nossos conceitos. O que é útil? E, para quem?Porque alguma coisa é útil e outra é inútil? Digamos,a TV é útil;mas,se você estiver sem energia,ela vira um móvel feio e...inútil. O celular,ah,o celular!Tão útil que ninguém concebe viver sem ele.Mas,se não tiver crédito,vira um trambolho perdido dentro da bolsa. Aquela flor cor de rosa que comprei ontem para enfeitar a lapela do blaser,é inútil;só serve para enfeitar a peça ,mas,a mesma poderia ser usada sem a flor.Aliás,os bibelôs - tão lindos !- são todos uns inúteis.Como a vassoura sem pau. Minha amiga diz que o cunhado dela é um inútil;não estuda,nem trabalha.Não dá um prego numa barra de sabão,mas,toca um violão!E,tem belos olhos azuis. Vivemos numa sociedade que acha útil tudo que dá dinheiro, fama e poder.Mas,a Filosofia pensa diferente. Para o filósofo ser útil é disseminar ensinamentos que tragam conhecimento e felicidade.Apagar a ignorância e alijar preconceitos.Inclusive,este,de que a Filosofia não tem utilidade prática. Aprender a criticar,examinar,questionar e discutir;esta é uma prática da Filosofia ,muito útil,ainda mais no nosso mundo de hoje onde os dogmas já nos chegam embrulhados e engarrafados.Cabe-nos aceitá-los e repeti-los por ai,como vaquinhas de presépio. Conhece-te a ti mesmo, pregava Sócrates,o filósofo. Queres seguir-me, segue-te,perorava Nietzsche. Isto é pura Filosofia e tão útil! Em pleno exercício da razão, não se deixar guiar pelos conceitos alheios e nem correr atrás de cantos de sereia,porque usa o poder do pensamento ,que ajuda a questionar e,muitas vezes,peitar o “establishmen,isto é coisa útil.Tem valor!. ”-Não,não vou por aqui. É um conceito filosófico .E, muito útil. Através da Filosofia ,buscamos compreender o mundo,respeitamos as mais diversas culturas e aprendemos que todos os povos são civilizados á sua maneira e não podem ser discriminados porque pensam diferente de nós. Nos tornamos sensíveis ás Artes,respeitamos a Ciência e escolhemos melhor nossos governantes. Se nenhum desses conceitos podem ser negociados na Bolsa,entretanto,trazem paz ,alegria e felicidade para nós e para o mundo,então,são preciosos,têm valor.Portanto,o mais útil de todos os saberes é mesmo a Filosofia. 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 09/08/2020
Código do texto: T7030770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.