Convento das mônicas

O Convento das Mônicas fica situado na freguesia da Graça, em Lisboa. "Mônicas" era o nome dado às freiras de Santa Mônica ou da Ordem de Santo Agostinho (filho de Santa Mônica) que habitavam o Convento das Mônicas, situado na tal travessa, desde 1586.

– Olá! Entra senhorita Lewinsky! – Falou a freira, na recepção. – O que a faz querer enclausurar-se no convento das Mônicas?

– É que eu ando meio decepcionada com os homens, sabe! – Respondeu a moça, – Eles são mentirosos, inconfidentes, manipuladores e extremamente infiéis.

– E a senhora? – Indagou a religiosa, apontando para a mulher, que lixava as unhas. – Qual o seu nome?

– Mônica!

– Sobrenome?

– Veloso!

– O que a leva a querer entrar para o convento das Mônicas?

– Exceto o nome? – Respondeu, perguntando, – bem, eu também ando meio decepcionada com os homens, sabe!

Minha nossa, quanta decepção! – Exclamou a madre, – relatem-me o vosso desapontamento. – insistiu – Comecemos pela senhorita Lewinsky:

– Eu tive um caso com um homem, casado. – Revelou a mulher. – Fiquei secretariadamente apaixonada. – confidenciou. – Senti-me como se segurasse a maior potencia do mundo, nas mãos. – Falou limpando a boca. – Mas depois foi pura decepção.

– Senhorita Veloso (...), e você? O que a levou a se decepcionar com os homens? – Perguntou a freira, - Um homem também lhe fez perder a cabeça?

– Não, madre! (...) Deus me livre! Eu é que quase faço um homem perder a cabeça!

– Como? De paixão? – Perguntou a religiosa.

– Não, senhora! De cassação!

– Ainda não entendi! – Respondeu a irmã.

– Muita gente não entendeu! Madre!

– Ai meu Deus! Mais uma? (...) – Apontou a superiora, para a pessoa que acabava de entrar na sala. – Senhorita... Seu nome e o que a traz aqui? – Perguntou.

– Coincidentemente, eu também me chamo Mônica! – Respondeu a pretensa noviça.

– Não me diga que a senhorita também veio...

– Não, madre! Eu só estou procurando o meu coelhinho!

Sacanagem!

Fuiiii!!!