A CONCEPÇÃO DE ÉTICA DA IGREJA CATÓLICA NA ÉPOCA MEDIEVAL E A TRANSFORMAÇÃO DA MESMA PARA OS DIAS ATUAIS

Parei um desses dias no meu quarto e me deparei com livro a História da Riqueza do Homem, de Léo Huberman. Este livro tem algo de especial, me foi presenteado na data do dia 12 de março em 1989,dia do meu aniversário pelos meus colegas de curso de Ciências Sociais, que fiz na Ufba. Nele estão todas as assinaturas dos meus colegas que estiveram naquele dia. Mas não fico só na memória ao observa-lo na estante, aproveitei e comecei a rele-lo. Hoje com mais maturidade e um pouco mais também reflexivo.

Ao rele-lo observei com mais atenção no capítulo IV, ontem como título "Surgem novas ideias", e essas novas ideias era justamente para contrapor as ideias da Igreja Católica na Idade Média, e essas ideias ou concepções era direcionadas a sociedade da época.

A Igreja Católica considerava crime grave cobrar juros pelo do dinheiro. Para Igreja Católica "emprestar a juros, a usura era pecado". Seguindo essa linha de raciocínio ela dizia: "quem cobrasse juros pelo uso do dinheiro estaria vendendo tempo, e tempo não pertence a ninguém, para que possa ser vendido. O tempo pertence a Deus, e ninguém tinha o direito de vende-lo".

Pois é, como as coisas mudam conforme as conveniências. Então, o sistema capitalista precisava derrubar essa concepção ética da época para poder avançar avançar enquanto sistema que precisava dá vasão a sua raiz, a sua essência, o lucro.

Essas novas ideias surgem com o desenvolvimento do comércio, e para alavancar tudo isso vamos ter a revolta protestante, que teve Lutero, Calvino, sendo este último mais radical com suas ideias.Max Weber no seu livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo procurou entender toda essa dinâmica que ocorreu a partir da derrocada do Feudalismo.

Ainda sobre a ética da Igreja Católica, ela "ensinava que havia o certo e o errado em todas as atividades do homem." Sem exceções. "Hoje em dia, é possível fazer, num negócio comercial, a um estranho, o que não faríamos a um amigo ou vizinho. Temos padrões diferentes para negócios, e que não se aplicam a outras atividades".

Uma mudança e tanto no comportamento que a Igreja Católica pregava. A ideia de pecado, de certo e errado muda com o passar do tempo, vai depender dos interesses em jogo.

A instituição católica dessa época foi arrastada, obrigada a mudar sua concepção de ética, os novos tempos não tinha mais lugar para o certo e o errado para todas as atividades do homem, mas sim conforme a compatibilidade do sistema capitalista.

inclemente
Enviado por inclemente em 06/09/2020
Código do texto: T7056502
Classificação de conteúdo: seguro