Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Falta de segurança ou falta de orientação?

No Brasil e no Rio Grande do Sul, os que lutam por uma vida melhor sofrem cotidianamente com a violência contra seus direitos. Assaltos, espancamentos, assassinatos e roubos, fazem parte do nosso cotidiano e, a impunidade garante que o povo continue sendo atacado de forma covarde. Ainda estão presentes em nossas mentes diversos assassinatos e o descaso do governo para proteger as nossas vidas.

Além da violência praticada pelos bandidos, somos obrigados a suportar também a violência praticada por aqueles que têm a dever de nos defender e proteger. Se voltarmos no tempo, vamos recordar o que aconteceu com Jair Antônio da Costa, um jovem operário da indústria de calçados e sindicalista, morto pelo simples fato de participar de uma manifestação contra o desemprego. Dois dias depois, a mesma força policial foi utilizada no espancamento de dezenas de torcedores que estavam em seu momento de lazer no estádio Beira Rio.

Repudiamos os que, diante da repercussão dos fatos, querem fazer crer que o assassinato do sindicalista e a pancadaria no Beira Rio são problemas de algum policial descontrolado. A atitude agressiva dos policiais reproduz a orientação dos comandantes que, por sua vez, reproduzem a orientação dada pela Secretaria de Segurança de tratar os movimentos sociais como caso de polícia.

Segurança pública não pode ser tratada de forma segmentada. Isso não significa a intervenção nos estados, mas é preciso ditar mandamentos constitucionais que orientem o trabalho policial no sentido de proteger a população e, dessa forma executar o seu verdadeiro papel.
Jesus Prado Amador
Enviado por Jesus Prado Amador em 25/10/2007
Código do texto: T708675

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jesus Prado Amador
Tramandaí - Rio Grande do Sul - Brasil, 67 anos
19 textos (2679 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 07:37)
Jesus Prado Amador