QUARTO DE RONDA

- Alto lá! Quem vem lá?

- Sargento Melo! Rondante.

- Avança senha.

- Bandeira. Contra senha.

- Caneta.

A troca de palavras acima era entre o sentinela, eu, da hora e o rondante. Muitas guardas tirei no 6º RCB, no Alegrete no ano de 1977. E prosseguia com a apresentação:

- Soldado 630, Jorge, Esquadrão de Comando. Serviço sem alteração.

- Muito bem guerreiro, dizia o rondante. Anotava meu número na planilha e seguia seu roteiro.

A gente como recruta sonhava, em um dia ser o sargento e inverter os papéis. Deixar de ser soldado para ser o graduado. Pois aconteceu comigo.

Em 15 de janeiro de 1977, incorporei no Esquadrão de Comando e Serviço, Pelotão de Comunicações, da 6º RCB, no Alegrete. Fiz o básico de soldado. Fui cursar o CFC na 12ª Companhia de Comunicações e fiquei em condições de ser promovido a cabo. Assim que voltei pro meu Regimento, O 6º RCB, o capitão do Esquadrão de Comando me chamou e perguntou se eu queria fazer o curso de sargento temporário.

- Claro, eu falei.

- Então te prepara, disse ele. - Tua vida vai mudar.

Fomos enviados par São Luiz Gonzaga, no 4º RCB, para fazer o curso. No final de outubro voltei ao 6º RCB e fui promovido a Cabo e 3º Sargento temporário, sucessivamente e, internamente, fui classificado no 1º Esquadrão de Carros de Combate. Imediatamente, eu e mais 11, entramos para às escalas de serviço. Sargento de Dia no Esquadrão e Comandante da Guarda no Regimento.

Lembro bem, quando em 15 de novembro meus conterrâneos deram baixa e voltaram à Três Passos, eu estava de CMT da Gda no portão principal. Me deu uma vontade louca de sair junto, mas, por outro lado, estava cheio de orgulho e servia de exemplo aos meus colegas de farda.

À noite depois da revista, o Sargento Adjunto fazia às escalas de permanência e rondantes. Cmt da Gda ficava no último quarto, a partir das 4 horas, na permanência. E eu louco de vontade de entrar na escala da ronda.

Um dia calhou. Eu de Sgt de Dia do 1º Esquadrão, entrei na escala, 3º quarto, o pior, das 2 às 4 da madrugada. Depois do silêncio, 22 horas, fui dormir preocupado no quarto do Sgt de Dia na subunidade. O companheiro que fazia a ronda anterior, das 00 às 02 horas, deixou bem claro:

- Nem fala pro plantão. Deixa que eu mesmo te acordo.

Lá pela madrugada acordei. Olhei o relógio de pulso, 3:45! Ufa! Levantei preocupado. E agora? Queimei a hora. Calcei o coturno, a farda não se tirava, ajustei o cinto NA com a pistola no colder e saí no encalço do meu antecessor. No Corpo da Guarda, e indaguei o permanência. Este me informou que a turma toda Adjunto, Oficial de Dia, Sargentos de serviço, estariam na Sala de Meios do 4º Esquadrão de Fuzileiros.

Cheguei lá, a porta fechada, eu ouvia conversas animadas. Bati na porta. Toc! Toc! Toc!

Fez se silêncio e lá de dentro alguém gritou:

- Avança senha?

- Farinha!

- Pode entrar. É do mesmo saco?

Abriram a porta e aí e verifiquei que jogavam uma animada rodada de truco.

- E aí recruta, eu era o mais moderno, o que veio fazer?

- A ronda, respondi preocupado dirigindo-me ao responsável pelo 2º quarto.

- Ah! A ronda. Puxou do bolso a planilha, desdobrou e apontando, falou:

- Assina aqui. Já fiz a volta prá ti!

Bom, nessas alturas já era 4 horas, a guarda estava sendo rendida e o próximo quarto de hora, das 4 às 6, era responsabilidade de outro sargento.

Ainda não foi dessa vez que consegui fazer a minha ronda e ouvir do sentinela: - Avança senha!