CRÔNICA DE QUARENTENA

Hoje acordei preocupado, coração acelerado, sem saber o que fazer. Meu Deus! O que será do Mundo? O que será de mim? E não encontrei uma resposta. Nunca pensei, que em pleno século XXI iríamos passar por este terrível Coronavírus, cujo nome científico é COVID_ 19.

O Coronavírus surgiu na China, especificamente, em Wuhan que se tornou o epicentro do surto da doença. O médico chinês chamado

Li Wenliang ,em dezembro de 2019, tentou alertar aos médicos sobre a existência de um vírus mortal com semelhança ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave _ Sars_ sigla em inglês. E infelizmente foi obrigado a se calar

E agora, mais uma vez, a humanidade sofre porque o vírus se alastrou pelo mundo inteiro. Milhares de pessoas estão morrendo em países, tais como: China, Itália, Estados Unidos, França, África e dentre outros, o Brasil.

A Organização Mundial da Saúde ( OMS) está alertando todos os países, cidades, distritos e regiões sobre as medidas de prevenção contra o Coronavírus, são elas: manter o distanciamento social de dois metros de uma pessoa pra outra, usar máscara cobrindo a boca e o nariz, lavar as mãos com água e sabão e quando não for possível usar álcool em gel, ficar em casa. O isolamento social é uma medida eficaz de combate ao COVID - 19.

E agora estou eu aqui, sem saber o que fazer.

As escolas e comércios não essenciais estão fechados por tempo indeterminado, as Igrejas, salões de beleza, academias também.

As pessoas estão trabalhando Home Office, eu também estou, a vida de Professora não é fácil e agora tenho mais de 20 grupos de whatsapp porque com o ensino remoto, a aprendizagem se dá de forma on line. Que pena! Que angústia! Que sensação de impotência diante da vida.

Sinto saudades do contato humano, do sorriso dos meus alunos, da correria do dia- a- dia. Mas sei que tudo isso vai passar.

Este Vírus apesar de ser muito destrutivo, fez com que algumas pessoas se reinventassem, buscando alternativas de sobrevivência neste “ novo normal”. Infelizmente outras pessoas tiveram que fechar as portas de vez, a economia abaixou de forma absurda e vimos descortinar diante de nós o fechamento de pequenas e grandes empresas. Algumas optaram por fazer delivery e deu certo, inclusive agora virou moda, tem até loja fazendo delivery.

O governo por sua vez ajuda o povo com o chamado auxílio emergencial de 600,00, mas muitos que necessitam não receberam. A partir de outubro o auxílio será de 300,00. E o preço do arroz, feijão e óleo estão lá em cima, meu Deus!

No início alguns presidentes, dentre eles o do Brasil e Estados Unidos não deram importância a doença Coronavírus. Inclusive, o do Brasil disse não passar de uma “ gripezinha”. É ele pegou a “ gripezinha” mas conseguiu vencer o Coronavírus porque se desse um espirro um exército de médico estavam prontos para atendê-lo. Agora quem é pobre não tem a mesma sorte pega a tal “ gripezinha” e morre nos leitos de hospital porque não tem vaga nas UTIS, ou até mesmo em casa sem assistência, na região da Amazônia as pessoas estavam morrendo em casa e demoravam semanas para serem enterradas. Os cemitérios superlotados, centenas de covas prontas para receber os defuntos. Cenas horríveis e deprimentes para o ser humano.

A principal recomendação da OMS é ficar em casa. Também concordo, e cumprir direitinho a quarentena que se estendeu por 5 meses, mas não foi fácil. Ficava preocupada com os sintomas: tosse, falta de ar, falta de odor, pulmões doloridos e infectados, febre alta... Fiquei tão assustada que se desse um espirro pensava que era o tal do Corona.

Mas aos poucos fomos adaptando com a realidade e nas filas do supermercados e de serviços essenciais tivemos o afastamento social, o álcool em gel e o uso de luvas e a entrada sem máscara em qualquer estabelecimento ficou PROIBIDA.

Na minha região muita gente pegou a doença, então algumas pessoas por medo ou por imunidade baixa, se afastaram. Eu entendo, devemos manter o isolamento mas temos que aprender a sorrir com os olhos e abraçar com o coração. Não podemos abrir espaço para nenhum tipo de preconceito racial, social, étnico e humano. Já basta a doença que atormenta a nossa alma.

O Coronavírus se manifesta num período de 14 dias, pode ser de forma assintomática em que o indivíduo pega a doença, mas não tem sintoma, mesmo assim transmite a doença. Ou então de forma sintomática em que o indivíduo com sintomas da Covid 19 procura o hospital, faz o isolamento domiciliar e hospitalar em casos de extrema urgência e toma medicamentos que não são tão eficazes contra a doença por ser um vírus muito forte, que após se manifestar no corpo neste período de 14 dias vai se agravando tendo como consequência a morte.

Existem muitas pessoas do grupo de risco, tais como: hipertensos, diabéticos, portadores de doenças crônicas e respiratórias, as pessoas acima de 60 anos. Mas a doença atinge todas as faixas etárias. É evidente que os idosos que tem imunidade baixa são mais favoráveis a pegar a doença e infelizmente, pode vir a falecer. Mas ninguém está imune a ela. A melhor alternativa é a produção de uma vacina pra impedir a proliferação do vírus e o contágio em massa da população.

Esta doença tem alto risco de transmissão, e pode ser pega no ar, por isso devemos leva_ la a sério. Fico triste quando vejo pessoas brincando de Deus, achando que são os donos do mundo. Que são invencíveis. Que ilusão!

Não estamos no mesmo barco porque a desigualdade social é enorme na sociedade, mas estamos convivendo com um inimigo invisível que é o Coronavírus. Sejamos mais humanos, fraternos. Quem sabe esta é a oportunidade que temos de conviver melhor com quem convive conosco dentro de casa, de parar um pouco, desacelerar a mente e tornar uma pessoa melhor caso contrário, as vítimas desta doença serão apenas números, no caso do Brasil, mais de 157 mil mortes.

E você o que está esperando para se reinventar? Viva melhor consigo mesmo. Se liberte das amarras do egoísmo, do comodismo. Se abra para o novo. Se você não fizer isso agora em 2020? Agora nesta quarentena forçada? Quando fará?