AULAS REMOTAS NA QUARENTENA

O “ novo normal” na quarentena atingiu todo o Mundo, toda as esferas da vida. E a educação por sua vez, teve que se reinventar, inovar o saber, principalmente neste tempo de COVID 19.

O ano de 2020 mal começou e no dia 18 de Março as escolas também tiveram as atividades paralisadas devido a pandemia do Coronavírus. Em Maio, o Ministério da Educação juntamente com o governo estadual e municípios aderiram ao ensino remoto, isto é, educação a distância. Utilizando plataformas educacionais, tais como: TV Minas, Conexão Escola, Plano de Estudo Tutorado_ PET para implantar as aulas online e dar “ continuidade” a educação mesmo diante deste novo cenário.

E aí que pode se perceber a desigualdade entre o Ensino público e privado. O enorme contraste que há entre eles. O governo estadual disponibilizou verbas e investimentos na educação, alguns alunos que não tinham acesso a internet, tiveram o Pet impresso na escola. Porém aí começa o dilema, aulas on line, ensino a distância, mas e o aluno que não tem internet em casa e muito menos o celular... Teve que restringir somente ao Pet impresso.

Achei engraçado, outro dia, estava ensinando o menino as atividades do Pet . E perguntei pra ele:

_ Quanto Pets você já fez?

Ele respondeu:

_ Eu tinha dois pets, era um coelho lindo, meio cinza e esbranquiçado. Ele morreu. Agora só tenho um cachorro mesmo.

Eu falei: Ah! Entendi! E resolvi mudar a pergunta:

_ Quantas apostilas você já fez?

Ele respondeu prontamente:

_ Esta é a segunda apostila.

Ele não sabia que PET neste caso específico era o material usado por ele e não o bichinho de estimação.

Mas continuando... Para manter contato on line, as escolas criaram o grupo de whatsapp para cada turma, logo tinha professor que ficou com mais de 20 grupos de whatsapp. O que foi viável no momento, porque tinha que cumprir uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde_ OMS_ mantendo o isolamento social, mas estreitando laços mesmo a distância. Alguns alunos se interessaram, interagiram no grupo, outros infelizmente em sua maioria, ficaram indiferentes e não fizeram os Pets 1, 2, 3, e muito menos o 4. E agora fica a pergunta: _ o que fazer diante de tal realidade?

O trabalho para o professor aumentou porque está on line o tempo todo. Aumentou também para os pais que tem que se desdobrar para poder ajudar o filho (a). Mas muitas vezes, as atividades do Pet, as atividades complementares, o videos no Youtube, as aulas on line, os chats, todos soaram como um sino no deserto.

Há uma discussão para um possível ensino Híbrido, porém descortina diante de nós, uma realidade gritante, em que há lugares que não possuem nem luz elétrica, muito menos internet.

Outro aspecto importante, como a família vai orientar e ensinar aos filhos, se pai e mãe são analfabetos? Se a família não tem condições dignas de sobrevivência? Mesmo com a ajuda do governo, é praticamente impossível ter uma educação presencial de qualidade, imagine uma educação on line de qualidade?

A questão não é ser contra e nem a favor do ensino remoto. Ao contrário, seria maravilhoso possibilitar aos alunos um ensino remoto também, seria maravilhoso, se não fosse, no mínimo utópico e ilusório.