HABILITAÇÃO VERSUS EMOCIONAL

A conquista de um sonho requer persistência porque é primordial vencer as barreiras e as peças que o emocional prega no ser humano.

Tudo começa com um simples , porém, complexo desejo: habilitação na categoria B, ser apta para dirigir automóveis. Ter a sensação de que aquele era o momento ideal.

Porém, no entanto, todavia, contudo e assim vai ... Eis que mais que habilidade teórica e prática, torna_ se inevitável o equilíbrio emocional.

E assim aconteceu.... A minha grande amiga, muito inteligente, começou a preparação para a tão sonhada habilitação_ CNH. Fez o exame psicotécnico, passou na prova teórica e fez aulas práticas na rua... E aí começou o dilema.

Minha grande amiga tinha pavor de carro. A primeira aula foi um desastre. Só de entrar no carro e liga_ lo, ela ficou nervosa, começou a chorar... Mas foi persistente... Conseguiu terminar a primeira aula.

Ela e o seu companheiro tinham comprado um carro automático. E ela começou a treinar neste carro também.

Além das aulas na autoescola, fazia também aulas de direção com o companheiro.

Tudo parecia ir bem, mas minha amiga tinha medo de acelerar e toda vez que o motorista pedia pra acelerar parecia que ela estava sufocada, perdendo a respiração... Parava um pouco, respirava e após muito apoio, principalmente do companheiro, continuava a trajetória.

E assim a minha amiga foi se tornando mais segura na direção... Fez 20 aulas que são obrigatórias. E pegou mais 8 aulas. Ela sabia tudo de cor, isto é: primeira marcha, controle de embreagem... Tinha evoluído bastante!

Eis que chegou o dia do exame... E ela estava empolgada. Inclusive, fez a última aula de manhã, no dia do exame e foi muito elogiada pelo instrutor. Ela estava confiante, mas mesmo assim, tomou suco de maracujá, pra se precaver. Rezou e pensou que já estava pronta.

Porém, chegou o momento da prova prática de Direção do DETRAN. E ela, como a grande maioria, começou a ficar ansiosa... Senti as mãos frias... Bebia água pra se hidratar... Tentava sorrir. Ouviu comentários de que o Examinador era tranquilo... De fato, era. Viu também muitos alunos sendo reprovados. Mas tentou se animar. Ela disse para si mesma: estou confiante! Sou mais eu. Vou tirar de letra.

Por fim, chegou a vez dela. Ela muito delicada, aparentemente tranquila, cumprimentou o Examinador, entrou no carro, regulou banco, conferiu retrovisores, colocou cinto, mas quando foi puxar o freio de mão, não conseguiu com facilidade... O Examinador a auxiliou... E foi neste momento que o controle emocional desabou... Ela ficou nervosa... Deixou o carro morrer porque não conseguiu acelerar, sabe qual o motivo: as pernas ficaram travadas... Travou o emocional... Travou tudo. E pra piorar ao tentar fazer a conversão, atingiu a contramão e não conseguiu passar o carro que estava vindo a frente. Resultado: o Examinador desceu do carro... Assumiu a direção...

E disse: você não sabe nada! Nem ligar o carro!

Minha amiga simplesmente falou: os meus documentos, por favor!

O Examinador disse:

_ Aqui estão os seus documentos! Precisa treinar mais!

E minha amiga, que de manhã, tinha feito uma aula excelente, saiu do exame como quem não tinha noção de carro... Na verdade, ela não tinha noção da importância do equilíbrio emocional!

Devemos trabalhar o nosso emocional, enfrentando as nossas barreiras, os nossos medos. Muitas vezes criamos uma ilusão em torno de nós mesmos. Deixamo_ nos levar pelo equilíbrio aparente ou o medo disfarçado numa frágil coragem.

A palavra chave é a persistência. Lutar sempre!

E mais do que nunca: amar a nós mesmos, procurar entender_ nos, aceitar que há um momento certo para cada coisa... E não cobrar tanto de nós mesmos. Se nós conseguirmos ter um equilíbrio emocional, estejamos certos de que nos tornaremos aliados do nosso primeiro inimigo.

Muitas vezes culpamos o outro, as circunstâncias... E as vezes temos razão... Mas a grande questão é: como com controlar o emocional? A nossa mente nos engana. Como vencer os medos internos e até mesmo o desconhecido?

Portanto, a minha amiga não irá desistir! Por quê? Porque é preciso aprender a superar os obstáculos e seguir em frente a cada dia! Crescendo, evoluindo e acreditando que o ser humano é sempre capaz! E que não há derrota para quem se propõe a aprender e ser vitorioso diante de si mesmo e da vida!