O outro 'racismo' estrutural

Me empolguei bastante com o livro do Silvio de Almeida. Então, a ficha caiu.

O racismo estrutural (agora é essa a tendencia de citação sobre o puro racismo) aqui neste país só escala os negros? E os outros milhões que não são negros e vivem na faixa abaixo da pobreza?

Voltei a leitura de O racismo estrutural e, além de confirmar o que já sabíamos, mas éramos deliberadamente cegos e surdos para ver e ouvir o sofrimento desse povo, confirmei minha suspeita de que se trata também de uma denúncia corporativista, pois contempla só a sociedade negra de ser vitima do racismo estrutural.

Já com quatro anos trabalhando, com plano de carreira que me contemplava ao fim de dez anos que estaria ganhando 60% a mais do que ganhava no momento, fui comprar um imóvel pelo plano nacional de habitação (anos 70). Tinha o depósito dos 20 % de entrada, confirmação de renda salarial que não comprometia o minimo de um terço na prestação, e todos os documentos de conforme.

Me chamaram pra discutir dois meses depois. Não seria contemplado porque o prazo de quinze anos não estava ao meu alcance. Eu teria que que cambar pro plano de 30 anos de prestações pela tabela Price!

Pô, se eu tinha condições naquele momento, com aquele salário e com um plano de carreira, por que tinha que ficar preso a uma dívida de trinta anos? De nada resultou minhas cartas e meus questionamentos, inclusive com acompanhamento advocatício.

A questão veio ser resolvida depois que meu sogro (ex), um servidor público das forças armadas, mexeu os pauzinhos.

Na mesma ocasião, um colega de turma que trabalhava na Petrobras, adquiriu apartamento igual no mesmo prédio, nas mesmas condições dentro de um pouco mais de um mês.

Como cidadão comum da iniciativa privada e já perto do século XXI fui tratar da minha aposentadoria. Com todos os requisitos atendidos me deixaram de novembro a fevereiro sem resposta.

Quando fui interpelar a instituição, me foi exigido que apresentasse prova de que fiz parte de uma comissão sindical que discutiu a elaboração de quotas de acesso do povo negro ao ensino superior ( governo Fernando H. Cardoso).

Perguntei, via documental, o que tinha a ver tal fato com meu período de trabalhador. Nunca obtive resposta. Um funcionário insinuou que devido meu sistema de aposentadoria ser diferenciado (devido a alta insalubridade e periculosidade), "eles" tinham que ser muito "cuidadosos".

Me aconselharam que procurasse um bom advogado e, por coincidência, me apontaram um que estava ali presente.

Na mesma época, amigos de turma que trabalhavam em estatais, Petrobras, Valle do Rio Doce, Eletrobras, tiveram suas aposentadorias aprovadas sem saírem de suas mesas de trabalho.

Tem mais ainda. Como eles eram oriundos de escola militar, se contou o tempo de quatro anos de caserna. Embora eu tenha me graduado na mesma escola e segui para a iniciativa privada, isso me foi negado.

Quantos que aqui venham me ler, não passaram por isso?

Tentem pegar um empréstimo na Caixa Econômica ou Banco do Brasil se voce for um correntista mediano.

Tentem conseguir qualquer benefício, dado por lei, em uma instituição pública, seja voce um trabalhador da iniciativa privada.

Por exemplo, atendimento no SUS para obtenção de cirurgias e remédios específicos. Voce será sempre atropelado por um servidor público.

Então, volto ao Silvio. É só o racismo do negro que ele vê? Não é o corporativismo do servidor público médio pra cima, dentro das instituições públicas, uma caso de "racismo estrutural"??

Acredito que Sílvio deve ter estudado a obra e o trabalho social de Molly Orshansky. anglo-saxonica, que deu forma ao estudo da linha de pobreza nos EUA. Molly não só escancara a miséria do negro, mas a do branco também, dentro do sistema estrutural vigente

O interessante é que o negro estabelecido como servidor médio ou superior ele se beneficia de todos esses meandros corporativistas. Pergunto; onde está o racismo estrutural dentro das instituições públicas?

Deixo claro que as instituições públicas são imprescindíveis como elementos da distribuição de renda e justiça social, mas abomino sua gerencia administrativa.

A denúncia do Silvio tá mais pra "minhas batatas primeiro".