O LADO MANSO!

Temos um lado manso e um lado lobo.

As tribos indígenas do centro-oeste americano ganharam a atribuição de disseminar uma fábula na qual dois lobos lutam dentro de cada um sendo que um é mau e o outro bom. E qual lobo vencerá? Perguntam aos jovens guerreiros. A resposta é clara: aquele que você alimentar mais.

E durante a vida vamos nutrindo esses dois lados.

É como aquela ilustração comum em desenhos animados na qual um anjo te aconselha sob um ombro e um diabinho sobre o outro.

São essas nossas vozes interiores que nos constroem ou destroem.

E vamos passando pelos turnos da vida, que nem sempre são claros, aprendendo a ceder a um e a outro.

E qual lobo vencerá?

Aquele que mais alimentarmos.

E vou fazendo essa balanço da vida e vejo meus momentos felizes expostos em um tapete na parede da memória.

Nisso defino com clareza que fui melhor quando me calei, quando ajudei, quando cedi a vez e dei passagem ao lobo manso.

Os piores foram quando o lobo negro com sua pata pesada prevaleceu. Esse é o tom e a cor do ego.

O lobo manso escuta, não grita, não exige e simplesmente espera o melhor momento para ajudar, para servir e até cobre seus olhos e orelhas com as patas deitado sobre a manta da compreensão.

O outro é voraz, esperto, exigente, maquiavélico e ciumento.

Meus lobos cresceram comigo e já fui muitas vezes chamado de um sujeito legal. No entanto, não era eu, era o bom lobo.

E também já me chamaram de outras coisas guiado pelo lobo das sombras.

E hoje olho para o meu lado, na minha sala e vejo os dois lobos. O branco é grande, calmo e sua mansidão me encanta. O outro se esconde a um canto escuro e anda magro, pequeno, quase sumido mas ainda está lá e pode crescer à menor provocação.

Chegará um dia em que serei eu e um lobo só.

E você? Qual o seu lobo que hoje te domina?