Um Livro de ponta cabeça

Algum leitor distraído ao devolver o livro a estante o colocou de ponta cabeça, felizmente as letras do maravilhoso exemplar, não deslizaram de suas antigas páginas e se "esconderam " em outro livro...

Antes de colocá-lo na posição adequada, pensei como seria a visão, provavelmente, confusa que ele teria do sebo (livraria), das pessoas e também dos outros livros. Lembrei de diversos personagens... Da Literatura Portuguesa e Brasileira que tiveram a sensação ou viveram à realidade de terem a vida de ponta cabeça, seja por amor, ciúme, inveja, fracassos financeiros, ou ainda a busca pelo poder, que muitas vezes terminava com perda de si mesmo, de sua alma!

Quanto ao livro posso dizer que foi um caso de amor a primeira vista; ao ler o título escrito em dourado "A Capital”, de Eça, Lelo & Irmão (Editores- 1925), sobressaindo-se na capa verde clara, um pouco apagada, mas imponente...Fiquei emocionada e o comprei.

Esse livro, assim como a biografia de Eça de Queirós e história da Livraria Lelo (Lello) considerada a terceira mais bela do mundo fará parte das apresentações do Curso de Letras, na II Semana Acadêmica, com início hoje, na Faculdade Machado de Assis, em Curitiba.

Vanice Zimerman

26/10/2009