AS ÁGUAS TERMAIS
 
Um dos contos que mais repercutiu, mas que eu não imaginava ser tão apreciado foi este: As águas termais.
 
É o único conto premiado no livro. Tenho outros contos premiados, mas eles são muito grandes para caber nesta publicação, uma vez que fugiria da proposta inicial. Na verdade, acho que mais tenho crônicas premiadas do que contos.
 
Tanto é que até há pouco tempo eu mais me considerava um cronista que contista. Isso porque colaborei no jornal Tribuna de Uruguaiana com artigos de opinião -que se assemelham a crônicas, no que diz respeito refletir sobre a realidade. Também tive uma coluna de opinião no jornal O Jornal de Uruguaiana, que já não está mais em circulação e no jornal online Jornal da Cidade Online.
 
Mas meu lado imaginativo também era bastante exercitado ao passo que eu escrevia nessas colunas: diversos contos que escrevi, publiquei alguns em jornais literários, participei de alguns concursos literários e a maioria deixei guardados na gaveta. Na verdade era no HD do computador, porque foram escritos no PC.
 
Esse conto “As águas termais” surgiu a partir de uma viagem que fiz a Frederico Westphalen pelo quartel. Na época eu estava servindo e fui para lá para recrutar alguns jovens que serviriam em Uruguaiana.
 
Ficamos alojados num clube que, obviamente, possuía uma piscina. Era agosto e no Rio Grande do Sul piscina no verão é diversão e no inverno, gasto de manutenção. Ela estava coberta com uma lona e, analisando aquela cena, se descortinou uma história de suspense, amor, traição e morte na cachola.
 
Assim que pude parei e escrevi. Depois, com mais tempo, lapidei detalhadamente a história, assim como faço com todos os meus textos.
 
Por fim, decidi submeter o conto ao concurso Yoshio Takemoto e ele foi agraciado com uma Menção Honrosa.
 
E assim surgiu esse conto, que está na página 156, parte III do livro Nirvana, dos contos acima de 100 palavras.
 
Deixo um trecho da história, pois toda deixaria a publicação deveras extensa.

OBS: a quem tiver interesse, pode adquirir o e-book por apenas R$ 5,99 em 
https://amz.onl/9OXotZO 

trecho do conto

certificado de Menção Honrosa

capa do livro Nirvana, onde está o conto