Orgulho por ser brasileiro

Há algumas décadas um governo qualquer aqui do Brasil ou algum marqueteiro da moda, criou o slogan “Orgulho por ser brasileiro”. Esse slogan passou a ser usado por empresas, no mundo esportivo e a cada vitória ou conquista brasileira. Até aí tudo bem, eu também tive e tenho orgulho pelo Senna ser brasileiro, por sermos penta campeões mundiais de futebol, pelo nosso vôlei, basquete, natação, judô, etc., mas paro por aí. Que orgulho eu posso ter por sermos o maior plantador de soja do mundo se temos que acompanhar o preço internacional, a tão em moda “comodities”, e os preços do óleo de cozinha, ração e outro derivados terem aumentado 80% em um ano?

O mesmo acontece com o arroz, a gasolina, o diesel etc. De que vale ter sido o primeiro país do mundo a tornar o álcool de cana de açúcar em combustível sustentável, se ele tem que acompanhar o preço da gasolina que acompanha o preço internacional? Que orgulho besta é esse? É o mesmo que ter orgulho por ter um vizinho que comprou um Camaro amarelo zero quilômetro.

Essas tais, “comodities”, já que são inevitáveis, deveriam também ser seguidas por aqui no combate à corrupção, na moralidade do executivo, do legislativo e do judiciário. Na aplicação do dinheiro público arrecadado através de impostos exorbitantes, que serve para locupletar deputados, senadores, governadores e juízes. Onde estão as “comodities” das taxas de impostos de outros países que são menos de um terço das nossas?

Quando as “comodities” sobem os ricaços celebram e o povinho paga, mas ambos têm “Orgulho por ser brasileiro”

Laerte Russini
Enviado por Laerte Russini em 14/03/2021
Código do texto: T7206825
Classificação de conteúdo: seguro