O Cúmulo Da Ignorância II

Eric do Vale

O que leva alguém a votar em um candidato cuja plataforma entra em choque com a Constituição Federal? Lanço esse questionamento, em virtude do momento em que estamos, atualmente, vivenciando.

A nossa Carta Magna, em seu artigo 5°, permite com que nós, brasileiros, tenhamos toda a liberdade de expressamos as nossas opiniões, contanto que isso não venha a desrespeitar a dignidade dos nossos semelhantes. No entanto, não é o que vemos na prática. Principalmente, agora, com o advento das redes sociais que, por sua vez, se tornou uma ferramenta adequada para aqueles que almejam ocupar um cargo público.

Nos últimos tempos, esses aspirantes á carreira política conseguem arrebatar os seus eleitores por intermédio de um discurso travestido de ufanismo e bons costumes pautados na truculência e terrorismo. Por que eleger esse tipo de candidato?

Lancei essa pergunta, quando tomei conhecimento da prisão daquele deputado federal do Rio de Janeiro

que fez apologia ao AI- 5. Tal indagação adquiriu maior hegemonia, no instante em que fui informado da vida pregressa desse parlamentar: expulso da Policia Militar por mau comportamento e que, antes, chegou a ser impedido de integrar essa corporação, em decorrência de um processo que respondia por falsidade.

O mais impressionante é que isso não vem a ser um caso isolado e assim como ele, existem outras pessoas que se valem desse tipo de ideologia mesclada de milícia com coronelismo e que vai de encontro com a extrema direita. Por isso, insisto em perguntar: por que votar em alguém assim?

Provavelmente, muitos irão responder que isso é consequência do desencantamento político que permeia em nosso país. Contudo, eleger políticos que defedem esse tipo de ideologia é permitir um retrocesso gigantesco.