PANDEMIA – UM APRENDIZADO PARA A HUMANIDADE

É fato que a situação atual no Brasil em razão da pandemia é muito grave! Muitos pensavam que essa fase não duraria mais que três meses no ano passado, contudo já se vão doze meses. No início parecia algo bem passageiro, talvez incipiente que logo sobreviria, mas não foi bem assim. Temos vivenciado de maneira atônita como o número de pessoas infectadas ou suspeitas de terem contraído a doença só aumenta. Números elevados de positivados para a COVID-19; pessoas que não mais estão conosco nesse plano terreno; hospitais superlotados. E ainda verificamos que há pessoas em alguns lugares que não respeitam os decretos, que ainda não demonstram estar conscientes do que ocorre. Temos acompanhado pela imprensa e redes sociais que não tem sido pouco o número de estabelecimentos e pessoas notificados em razão de descumprirem as normas, os horários e as leis sobre essa calamidade. Cada vez mais compreendemos que o ser humano precisa amadurecer e dar valor ao que realmente importa. Carlos Drummond de Andrade, escritor brasileiro, nos orienta que “perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.

O distanciamento e isolamento social tem nos forçado a reaprender a viver! Graças a Deus e a tantas campanhas estamos em geral mais atentos e mais reflexivos sobre o valor da vida! É impressionante como até mesmo muitas crianças pequenas já tem em mente o quanto é relevante estar de máscara nos ambientes sociais, de fazerem uso do álcool-gel. É de se compreender que é uma etapa de sacrifícios de todos nós! De toda sorte temos que fazer cada um a sua parte, cuidarmos de si e dos outros ao redor! Tal situação somente estará em controle se mantivermos firmes nesses cuidados e nessa postura tão precisa que é nos manter em nossas casas, por exemplo. Mas mesmo assim não podemos nos descuidar de fazermos nossas atividades físicas ainda que no quintal ou no interior de casa. Temos que nos lembrar de contatar nossos amigos, nossos pais e parentes ainda que pelo telefone, pois todos nós sentimos a falta uns dos outros. E uma palavra, mesmo que à distância pode fazer a diferença no dia a dia. Há uma frase do cantor jamaicano Bob Marley que diz “não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”.

Bem, nunca é tarde para aprender a viver! Não desperdicemos tempo em nosso lar apenas em dormir, comer ou beber! Vamos fazer dessa, uma fase de evolução humana, espiritual, intelectual e física. Pode ser que há muitos que perderam seus ofícios, que estão desorientados sobre o que fazer. Todavia aproveitemos então para desfrutar da leitura de um livro, de aprender talvez um idioma novo ou mesmo para escrever um texto para alguém. Atitudes assim podem fazer bem a quem faz e para quem recebe! O que não podemos é deixar passar esse tempo como se nada mais importasse! Esse tempo tem que valer! Temos que sair mais fortes dele! Será de grande valia quando tudo isso passar que tenhamos conosco a consciência de que mesmo com tudo, fizemos o nosso melhor, afinal a vida passa!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 21/03/2021
Reeditado em 21/03/2021
Código do texto: T7212491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.