ESPERANÇAS

Ao assistir um filme em que uma cena se passa nas base da estátua da Liberdade, viajei junto com os personagens. A moça com traços latinos procura em uma lista e acha o registro da chegada do seu bisavô no continente americano.

Foi a centelha para me lembrar da carta enviada ao futuro para minha bisneta em 2071, e ela me respondeu.

Olá meu Bisavô, Dermeval Franco Frossard.

Que grata surpresa esta carta de 2021, um tanto triste e desanimada, mas de lá para cá seu mundo melhorou.

Como o senhor, meu bisavô previu sabemos mais da COVID 19 do que vocês em 2021. Era de se esperar que a ciência tivesse razão, as armas para amenizar a pandemia não podia ser outras, máscaras, isolamento social e vacinação em massa. Brasil teve mais 400 mil mortes até a vacinação causar efeito.

A pandemia e a corrupção varreu do cenário político as duas supostas lideranças de direita e esquerda no Brasil, Bolsonaro e Lula nem foram para o segundo turno em 2022.

O STF, o supremo da justiça do seu tempo, que não fazia justiça e nem jus ao "Supremo", mudou, hoje seus membros tem mandato eleito pelo povo de quatro anos e possível reeleição para mais quatro anos e só.

Depois o mundo realmente entendeu que o Ébola, COVID 19, aquecimento global... e outros males que acometem o mundo tem a mesma origem, a devastação do planeta com a poluição dos rios e mares, a devastação das florestas, assoreamento dos rios, o sumiço das fontes naturais das águas, a poluição do ar pela emissão dos chaminés industriais e escapamento dos carros...

As ideologias de esquerda e direita foram substituídas pela única ideologia "A cura do planeta".

A Amazônia foi internacionalizada, o Brasil foi dividido em dois Amazônia e Brasil, com livre transito de brasileiros em ambos, mas agora lá não se derruba nenhuma árvore, não mais se joga mercúrio nos rios, o Uirapuru voltou a cantar e os esturros das onças fazem a alegria dos turistas de todo o mundo.

A subsistência dos indígenas é garantida pela exploração racional de frutos da floresta. Pomares imensos de frutas nativas, castanhais, açaizeiros, cacaueiros, cajuzeiros e outros até pouco inexplorados, têm preferência em todos os mercados mundiais em razão da sua origem e necessidade de preservação.

Outra fonte de recursos para o Amazonas e Brasil é oriunda do Turismo tão negligenciado em seu tempo, meu bisavô. Hoje as praias de águas quentes do litoral de norte a sul são despoluídas cristalinas e aqueles meninos que faziam os famosos "Arrastões" são funcionários da mais famosa rede hoteleira do mundo.

Olhando para seu tempo, não dá para acreditar o não aproveitamento destas belezas naturais deste país realmente abençoado por Deus.

Depois de receber sua carta voltei meus olhos para a América do Sul onde estão as minhas raízes equatorianas e brasileiras. Meus avós, sua filha e seu genro continuam aqui, mas com os corações nas suas origens, batendo no ritmo do samba e da salsa.

Espero que o senhor viva o suficiente para ver um pouco destas mudanças.

Assinada por

Júlia Verne Frossard

NY 11/15/2071

(minha vó e minha mãe fizeram questão de preservar seu sobrenome)

'

Defranco
Enviado por Defranco em 25/03/2021
Reeditado em 02/04/2021
Código do texto: T7215580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.